domingo, 28 de novembro de 2010

INTOLERÂNCIA


Antonio Luceni

Três episódios chamaram minha atenção nas duas últimas semanas. O primeiro foi o caso dos jovens agredidos em plena luz do dia por membros de gangues na Avenida Paulista, em São Paulo. O segundo da menina morta pelos próprios pais porque estava namorando numa praça. E o terceiro, a guerra que foi instalada no Rio de Janeiro. Nos três casos a palavra-chave é INTOLERÂNCIA.
No primeiro episódio, algo que acontece de montão nos diferentes municípios brasileiros e que não tem tanta repercussão na mídia: a intolerância contra homossexuais. E o “motivo” foi esse: os adolescentes agredidos eram gays. Até quando a sociedade vai querer fazer vistas grossas para este tema e, guardadas as proporções, assim como Hitler, querer acabar com o diferente, com aquilo que não é considerado viável por alguns. Ainda por cima tive que ouvir a mãe de um dos agressores dizendo que fizeram aquilo porque “eram crianças”. Brincadeira de criança mimada e mal educada.
O segundo episódio é algo ainda mais chocante, em minha opinião. E por dois motivos: primeiro porque os agressores eram pais da vítima, ou seja, aqueles que tinham missão de protegê-la foram seus algozes; segundo, e mais grave, porque resultou na morte da adolescente.
Nos dois casos anteriores intolerância perversa, má, repugnante... Em pleno século 21, com todo o avanço que tivemos na ciência, na educação, na tecnologia ainda assistimos atônitos episódios que nos envergonham como seres humanos, já que nem os chamados animais irracionais cometem tais crueldades contra seus pares se não for para autodefesa. O sexo ainda é um tabu que precisa ser superado. E isso tem que acontecer dentro da família, na escola, na igreja e onde quer que haja aglomeração humana.
Entretanto, houve também uma intolerância boa: a da luta contra as drogas, começada no Rio de Janeiro. Não quero aqui ficar como criança vislumbrada quando acaba de ganhar um doce. Mas é bem verdade que o primeiro passo foi dado.
É preciso, sim, que a caminhada continue agora. Que sejam revistas as questões de fronteiras por onde entram a maior quantidade de drogas e armas que movimentam o crime organizado, é preciso rever os valores familiares e o live revivals do uso indiscriminado de drogas e tudo o mais... (boa parte de quem sobe os morros ou arranca os espelhos dos banheiros de festas são jovens da classe média e ricos), além de equipar e pagar adequadamente os profissionais que arriscam suas vidas por nós.
Mais tolerância para quem precisa de tolerância: livre expressão, às raças, às religiões, às orientações sexuais... Intolerância zero para o tráfico, para o preconceito, para o desrespeito de qualquer natureza, para os que promovem a discórdia e agridem seus semelhantes.

Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE e coordenador do Núcleo UBE Araçatuba e região.

sábado, 20 de novembro de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA


Questão de opinião
Antonio Luceni


Na última semana estive envolvido no processo de seleção das produções de texto da 2ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, promovida pelo Ministério da Educação em parceria com o CENPEC e o Instituto Itaú Social.
Foram dias de intenso trabalho e de alegria também.
Trabalho porque realizamos muitas leituras que eram iniciadas às oito da manhã e só concluídas no final da tarde, com curto espaço de tempo para o almoço, o que gerava certo desgaste físico e mental. Alegria porque foi emocionante ler e ouvir tantas experiências das cinco regiões brasileiras e de tantos colegas que dedicam suas vidas à causa da Educação.
Também era muito prazeroso ver adolescentes e jovens no Hotel Transamérica - um dos mais belos de São Paulo - encantados com tudo aquilo. Certamente sempre que se referirem mais adiante aos seus percursos escolares aquele momento será citado como um dos mais importantes. E tudo isso por causa de um texto!
Pois é, desde cedo estes alunos estão percebendo e vivenciando o poder das palavras. Desde cedo podem usufruir um pouco do que o pensamento crítico e reflexivo (uma vez que trabalharam com o gênero Artigo de Opinião) nos proporciona. O quanto interagir de forma engajadora com o meio em que vivemos é importante, o quanto não se deixar manipular pelo o que quer que seja é vigoroso: antes, tomar decisões a partir de razões favoráveis à coletividade.
E tudo era muito mágico: os cafés da manhã e almoços, os passeios pela cidade de São Paulo, as gravações e entrevistas para programas da internet e televisivos, como para o canal Futura, até a premiação no SESC Pinheiros, teatro Paulo Autran.
Ao tomar o elevador num dos dias ouvi o seguinte comentário de uma das alunas presentes: "Está tudo tão gostoso que não queria voltar pra aquela terra cheia de poeira e para uma casa tão feia.". É, muita coisa precisa ser mudada nesse Brasil brasileiro. E a partir da escrita já é um bom começo!
Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos no processo (MEC, CENPEC, ITAÚ SOCIAL e demais colaboradores) e agradecer ao pessoal do CENPEC pela possibilidade que me possibilitaram no convite para integrar a Comissão Julgadora de textos e às colegas de trabalho: Ana Cláudia (Tocantins), Rozeli, Zezé e Estela (São Paulo) e à amiga Maria Lúcia Terra que, comigo, contribuiram na seleção dos textos.
A próxima fase, a final, será em Brasília/DF, ocasião em que serão anunciados os finalistas e em que receberão das mãos do Presidente Lula e do Ministro Fernando Haddad a premiação final. Certamente será outro momento emocionante para tantas crianças, adolescentes e adultos.
E que bom que os alunos e professores estejam sempre envolvidos e entusiasmados com as coisas da Educação. E que bom que ações como essa não sejam privilégio de um ou de outro, mas que a rotina em nossas escolas em todo o Brasil seja sempre cheia de boas e significativas experiências.
E que venham as próximas edições.

Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE e Coordenador do Núcleo UBE Araçatuba e Região.


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ENESIAR


PARTICIPE E AJUDE NA DIVULGAÇAO.
O CARTAZ E A LOGOMARCA DA UBE ARAÇATUBA E REGIAO FORAM FEITOS PELO TALENTOSO CARTUNISTA ORLANDELI, DE RIO PRETO.

sábado, 13 de novembro de 2010

ABAIXO A DITADURA


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com


Há algumas semanas acompanho uma polêmica criada em Araçatuba a partir de algo bastante simples, no meu modo de pensar: uma pintura em grafite num dos muros do I.E. (Instituto Educacional Manoel Bento da Cruz).
Tomei conhecimento das discussões por meio do jornal que dedicou vasto espaço em suas páginas a fim de problematizar o irrelevante. E foi acompanhado por promotor, professores, artistas e tudo o mais.
Uns se posicionaram contra: “Onde já se viu, pintar um muro com folhas de maconha?”, “Isso não deveria estar pintado no muro de uma escola, onde é que nós vamos parar?”...
Outros refutaram a polêmica: “Todos temos direito de dizer, tocar, dançar e pintar o que quer que seja, estamos em um país livre”, “Querem nos fazer calar, mas não vão conseguir.”...
E os próprios grafiteiros, depois de terem sua obra violada, não deixaram por menos: “O graffiti nasceu sem algemas, não é você quem irá colocá-las”, respondendo ao promotor de justiça que agora acompanha o caso.
Dias depois conversava com um diretor de uma outra escola estadual da cidade e não entramos num acordo com relação ao acontecido. Ele insistia que a pintura não deveria estar num muro de escola porque era forte propaganda e incitação para os jovens. Tentei argumentar dizendo que todos os assuntos e temas são, por natureza, de interesse da escola. Afinal, se não tivermos liberdade de pensamento e reflexão na escola, onde mais os teremos?
Achei adequada a preocupação do promotor e da direção da escola de quererem privar a integridade dos adolescentes e jovens daquela instituição. É verdade que isso deve ser a meta de todos que se relacionam com a infância e a juventude... com o ser humano. Mas fiquei pensando numa frase proferida pelo grande artista Pablo Picasso quando foi interpelado por um General em uma de suas exposições em que o conhecido painel “Guernica” era exibido. Com tom de desdém o general lhe perguntou, referindo-se à obra: “Quem fez isso?”, e na mesma intensidade de ironia Picasso respondeu: “Vocês!”.
E não estava respondendo a verdade? Picasso não fez guerra nenhuma. Não tinha autonomia para iniciá-la. O que ele fez foi simplesmente retratá-la e, a partir do momento em que a obra ficou pronta, provocando ideias tantas a despeito dos horrores que a guerra provoca e tudo mais.
Quando os grafiteiros – ou quaisquer outros artistas – colocam em suas obras os horrores sociais (entre os quais as drogas) será que estão produzindo-os ou apenas REproduzindo-os? A discussão do uso e do estímulo ao uso das drogas atravessam outras questões bem mais intensas e nocivas do que uma linda e provocativa pintura: entram questões de controle de fronteiras, por onde as drogas entram; pela questão de segurança social, equipando, treinando e pagando policiais para que prestem um serviço de qualidade; pelo controle do capitalismo desenfreado, uma vez que a indústria do álcool e do tabagismo ainda impera em nosso meio levando adolescentes, jovens e adultos cada vez mais cedo para o vício de tais drogas; passa pelo exemplo – certamente alguns dos que criticaram e apagaram o grafite feito no muro da escola fumam e bebem na frente de filhos e alunos: será que isso não é estímulo pior e mais direto?
Se há problemas com a falta de exemplo nas escolas brasileiras, há que se começar dentro dos muros e depois ir para fora deles. Se há preocupação verdadeira com adolescentes e jovens araçatubenses, então que se revejam sua presença nos faróis da cidade (que a cada dia estão mais cheios), no alto da Avenida Brasília, com adolescentes e jovens se prostituindo, nas bocadas de muitos bairros periféricos de nossas cidades que intoxicam crianças, adolescentes e jovens no percurso de casa para a escola, chegando drogados nas instituições para que o professor “se vire” com eles.
Vamos cuidar da raiz do problema, para que a árvore possa dar frutos.


Antonio Luceni é escritor e professor. Diretor de Cultura de Araçatuba entre os anos 2005 e 2008.

domingo, 7 de novembro de 2010

Monteiro Lobato: um provocador


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Monteiro Lobato sempre foi um grande provocador, e no melhor dos sentidos. De personalidade forte, não media palavras quando tinha que expor aquilo que pensava ou achava do que quer que fosse.
Sempre com posturas arrojadas, foi pioneiro em dizer sobre a presença de petróleo em terras brasileiras, em combater o militarismo, em propor a independência de pensamento, de ideais, da conquista do humanismo contra a coisificação de massas e do capitalismo desenfreado. Pagou preço caro por isso.
Há algumas semanas, discutíamos num grupo de estudo em leitura sobre a presença de racismo em sua obra, inclusive sendo citados trechos de um de seus livros em que fazia uso de palavras fortes ao se referir ao negro, por um dos participantes.
Propus a reflexão:
Quem, das personagens lobateanas, representa o próprio Lobato? Emília, é claro. Quem foi que fez a Emília? Tia Nastácia. Uma negra, não é mesmo? Pois é, Monteiro Lobato escolhe uma negra para que crie a personagem a partir da qual irá ser sua porta-voz. E onde está o preconceito, então?
Além da Tia Nastácia há outros tantos personagens negros em suas histórias: Tio Barnabé e o Saci, por exemplo. Aliás, este último foi objeto de um grande concurso e pesquisa promovidos por ele à frente de um grande jornal da época.
Nesta semana publicou-se uma série de matérias sobre a possível censura de um de seus livros por acharem elementos de preconceito racial nele. Não se deram conta de que quando fala por meio de seus personagens não é o próprio Lobato quem está falando. Também não foi levado em consideração que, ao dar a voz a uma personagem – sobretudo à Emília, subversiva e reacionária, – está, de certo modo, nos provocando. Afinal, será que o preconceito racial, entre tantos outros, ainda não sobrevive em nosso meio, ainda que de forma velada?
Pois é, o que Monteiro Lobato faz é colocar na boca de Emília aquilo que nós (e coloco no plural como forma de representar um pensamento coletivo e não por concordar com isso) gostaríamos de falar e, por hipocrisia, não falamos. Sendo assim, mesmo em também ele não comungando com tais ideias, lança luzes sobre o tema e nos provoca a discussão. Até nisso foi visionário. Enxerga “petróleo” onde ninguém acha que tem, mas existe, sob quilômetros de profundidade, mas é só escavar pra ver.
Se haverá censura para Lobato, então que peguemos todos os livros, incluindo os mais sagrados e queridos, e verifiquemos se há neles preconceito contra mulheres, contra crianças, contra os negros, contra os homossexuais, contra os judeus, os evangélicos, os umbandistas, contra o que quer que seja e saiamos a colocar tarjas sobre eles: PROIBIDO, RESTRITO A..., INADEQUADO PARA...
E ainda dizem que vivemos num País democrático.


Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE e Diretor do Núcleo UBE Araçatuba e Região.

MIGUEL, UM FORTE GUERREIRO


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Miguel é mencionado na Bíblia como um arcanjo, líder de exércitos de anjos. No livro de Judas, no versículo 9, luta contra o próprio diabo, vencendo-o. Não à toa o significado de Miguel é “igual a Deus”.
Nós também temos nosso Miguel em nossa família. Assim como o bíblico é um forte guerreiro. Apressado como muitos na família, veio ao mundo dois meses antes do previsto e, por isso, teve que ficar lutando pela vida por mais de um mês. E venceu.
Quem olha para ele nem acha que nasceu prematuro. Pelo contrário, forte como muitas crianças de período certo é vivo, de olhos cativantes e um grito que pode ser ouvido a metros de distância.
Veio fazer companhia para a irmãzinha Júlia que, do ciúme inicial, é a cuidadora do caçula.
Com Miguel, agora somam seis sobrinhos lindos. A primeira leva já moços: Rafael, Daniel e Felipe. Nessa última, os bebês da família: Júlia, Letícia e Miguel.
Se as crianças são o reino do céu, nossa casa já está praticamente o Paraíso!
Aí me veio o acróstico:


Muitas bênçãos para você, meu sobrinho.
Iluminado desde o nascimento, veio para dar mais alegria a todos nós.
Grandes coisas o Senhor tem para sua vida e de sua família.
Um caminho lindo está por vir para você.
Estejamos todos prontos para abençoar sua vida e acolhê-lo.
Lindalva, Marcelo e Júlia: cuidem bem de nosso Miguel.