quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Magis, magister... as lições continuam vindo do Supremo


Por Antonio Luceni


As últimas semanas deste ano têm sido recheadas de verdadeira comoção, catarse, angústia, expectativa e tantos outros sentimentos que virariam, certamente, um excelente roteiro para o cinema e televisão, num daqueles documentários nos quais a gente fica pensando até onde está a realidade e onde começa a ficção (ou seria tudo ficção, já que é a realidade transmutada para uma peça de arte? ou é tudo verdade?).
Refiro-me ao episódio específico do julgamento da Ação Penal 470, do “mensalão”. Dela, podemos depreender várias lições e cada uma delas com o viés desejado, já que há vários vieses nela.
Mas não gostaria de tratar de “mensalão” por aqui, quero discutir uma outra “lição” que também veio do Supremo esta semana, de um pedido e encontro promovido pelo presidente, Ministro Ayres Britto e estampados nos principais jornais do Brasil, e também nos da região de Araçatuba: “Ayres Britto diz que carreira de juiz sofre ‘temerário desprestígio’”. (O Liberal, 15/11/12, A3).
“Temerário desprestígio”... fiquei pensando no que significaria isso. A palavra “magistrado” vem do latim “magister” que, por sua vez, vem de “magis”, maior, grande. E “magister” quer dizer “mestre”, isto é, aquele que não somente sabe do que diz, mas também tem condições de transmitir o que sabe de forma clara, objetiva, pedagógica. É isto mesmo: “magister” é também a palavra usada para designar “magistério” em nossa língua. E, a meu ver, mais adequada para o ramo da pedagogia, do professorado, visto que, por excelência, o saber e o ensinar (aprender também) é próprio da carreira de professor. Mas com uma diferença, ou melhor, com uma grande diferença: quem é o “magis” dessa história toda: o magistrado ou o magistério, o pedagogo, por assim dizer? Pergunta retórica não merece resposta.
Na referida matéria, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) sinaliza estar preocupado com os caminhos pelos quais a magistratura está se enveredando e alerta: “Estamos nos desprofissionalizando. Isso é realidade, não é retórica.”. Pois bem, nesse jogo de “magister” e “magis” várias perguntas podem ser feitas, entre elas: Quem de fato é “magister” e quem é “magis”?
Não que eu ache que os magistrados, dignitários legítimos, não devam lutar por seus direitos; aliás, “direitos” é algo que lhes são pertinentes, mas e outros “magistri”?, como professores, pedagogos e demais profissionais do magistério, também não o são? É só olhar para o local de trabalho onde um “magister” do judiciário exerce sua profissão e compará-lo ao “magister” da educação, que a discrepância dispensará palavras. É só sentir o ar próprio do ambiente de um “magister” do judiciário e compará-lo à estufa a partir da qual um “magister” da educação desempenha sua função social, que também as coisas se colocam em seus devidos lugares. Peguemos a folha de pagamento do “magister” reclamante (e essa é a principal questão levantada pelo ministro Ayres Britto na referida matéria) e pareá-la com a da maioria dos colegas “magistri” em todo Brasil para ver o que, de fato, significa “desprestígio”.
Aí chegamos em “magis” que, como já visto, é a palavra primeira que dá origem a “magister”, e significa “maior”, “grande”. Como professores, somos “magis” na tolerância, na paciência, na grandeza de exercermos nossa profissão com dignidade e com a utopia que só os loucos e os sábios têm (às vezes fico pensando em qual modalidade me encaixo). Já eles, os “magistri” do judiciário, o são em inteligência e também na carteira cheia.
Tenho dito repetidamente pra ver se a ideia “cola”, pra ver se nós, “magistri” por excelência, usamos de nossa “magis” inteligência e esboçamos alguma reação para que, também nós, retomemos nossa condição de “magis”, de “magister” na sociedade que, um dia, no entendeu grandes, sábios e, por isso mesmo, imprescindíveis no mundo. “Magis” na ação e no bolso também.

Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor. Diretor de Integração Nacional da União Brasileira de Escritores – UBE.