domingo, 1 de novembro de 2009

MINHA GENTE!

Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com
www.antonioluceni.blogspot.com


Meu entusiasmo era tão novo quanto à nova vida que se apontava para mim e meus colegas. Oriundos de um vestibulinho concorrido à época entre tantos jovens e adolescentes que queriam seguir a carreira do magistério.
Passado o sufoco da seleção e a alegria de ver o nome numa primeira lista de aprovados viriam certamente outras dúvidas: Será mesmo que irei me adaptar numa escola de tempo integral com tantas coisas pra ler e escrever? Tantos trabalhos para apresentar?
Igualmente enigmáticos eram os professores. Mas uma, em especial, chamou-me a atenção pela postura que mantinha e modo como lecionava: Cleonice Guedes Pavan.
A D. Cleonice – como a chamávamos – foi daquelas mestras que não era das mais populares frente aos alunos, não. Suas brincadeiras com a turma eram muito restritas. Um sorriso aqui outro acolá... pontuais, discretos... como ela gostava de ser. Mas nem de longe isso significava antipatia ou mau humor. Preenchia todo o tempo da aula com seus ensinamentos, com sua erudição, com sua intelectualidade. Seu compromisso conosco era principalmente profissional. Sabia onde queria chegar.
Assim como em qualquer relação, tivemos nossos impasses, mas todos eram resolvidos com muito respeito e pondeção. Toda nossa turma teve o privilégio de caminhar com ela durante os quatro anos do magistério.
Grande parte do meu entusiasmo em cursar Letras e me aprofundar na Língua Portuguesa deve-se ao modo como essa querida professora desenvolveu o seu trabalho.
Quem passa por ela a admira muito. E isso não é algo forçado, caricato... ela é assim: gentil, mas não melosa; entusiasmada, mas não eufórica, inconsequente; cordial e profissional ao mesmo tempo.
Sei que, em muitos casos, os adjetivos não significam muitas coisas, mas não há como omiti-los.
Um forte abraço do seu sempre aprendiz, Antonio.

Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE.

2 comentários:

  1. Parabéns Luceni, pelo blog o por todas as suas iniciativas, é uma honra fazer parte desse grupo, vc é uma pessoa que merece tudo o que deseja, pois tudo o que faz é com o coração...
    Te admiro muito! Ieda Pazian

    ResponderExcluir
  2. Olá, teacher!rs
    Adorei encontrar o seu blog e poder acompanhá-lo.
    Às vezes me pego lembrando das aulas sobre Van Gogh. Aquele Vincent que nos era apresentado de uma forma didática muito agradável. Lembro-me também da entrevista com o secretário de cultura de Araçatuba.
    Você é uma pessoa admirável.
    Parabéns pelo blog e grande beijo!
    Lucélia Zani

    ResponderExcluir