domingo, 19 de dezembro de 2010

2000 e Dez!

“Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso, estamos alegres.” Sl. 126.3

Sempre que algo é iniciado em nossas vidas muitas expectativas são criadas, várias projeções são feitas, e uma vontade danada de que tudo dê certo. Cada ação é pensada no sentido de contribuir para essa busca do acerto, do sucesso.
Quando este ano começou também fiquei na expectativa de muitas coisas. Foi uma mudança brusca em minha vida. Um ciclo de ações havia se encerrado e um novo momento se esboçava em minha frente.
Já integrando a equipe da Secretaria Municipal da Educação, a convite da Secretária Beatriz Soares Nogueira, tinha o desafio de dinamizar os projetos e proposta de leitura e literatura relacionadas à Rede Municipal.
Hoje, essa realidade no campo da leitura e do livro já está bem diferente – e é voz unânime, para melhor – a partir da implantação de grupos de estudo em leitura, das sondagens das bibliotecas e espaços de leitura, da distribuição e atualização de acervos literários, do seminário da leitura e literatura voltado especialmente para questões da infância, de concursos de texto dirigidos para professores, gestores e alunos, da adesão de 100% da Rede na Olimpíada de Língua Portuguesa (MEC/CENPEC), entre outras tantas ações cotidianas que não cabem ser elencadas nesse momento.
Também, neste ano, fui convidado, por meio da diretoria da União Brasileira de Escritores – UBE, a assumir o Núcleo Regional da instituição, continuando o legado das mais de cinco décadas de atuação da UBE no Brasil. Missão penosa, mas que resolvi encarar. E, para isso, convidei as amigas e escritoras Marilurdes Martins Campezi, Wanilda Costa Borghi e Duxtei Vinhas Ítavo.
Os primeiros frutos já surgiram pouco mais de três meses de nossa posse – em agosto, na 21ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo –, com a realização do 1º Encontro de Escritores Independentes de Araçatuba e Região – ENESIAR, ocorrido no último sábado, no auditório do SENAC, grandemente prestigiado por vários escritores de nossa região, com as dignas presenças de nosso Presidente Nacional, escritor Joaquim Maria Botelho, e de nosso Diretor de Integração Nacional, escritor Menalton Braff, além de convidados especiais.
Foi voz corrente o sucesso do evento e a satisfação de seus participantes.
Estas coisas precisam ser registradas para que, mais para frente, quando outros continuarem estas ações ou resolverem ampliá-las e melhorá-las (sim, porque não devemos nos considerar insubstituíveis, nem tão pouco donos da razão – de imortal, somente o nome), poderem se apoiar num caminho já trilhado, em veredas já abertas, em alicerces construídos... Assim colaboramos com as gerações futuras: facilitando o caminho. (Já reparou quanta gente gosta de atrapalhar a caminhada dos outros?).
Foi neste ano que também o pequeno Miguel, meu sobrinho mais novo, veio ao mundo, deixando nossa família mais feliz com a presença dele. (As crianças são anjos disfarçados, e ficam entre a gente para nos ajudar a vencer batalhas. Nosso Miguel é um anjo vencedor desde o nascimento).
Muitas coisas fez o Senhor por nós, por esse motivo estamos muito alegres.
2000 e 10 foi dez!

Antonio Luceni é escritor e professor universitário. Coordenador do Núcleo UBE Araçatuba e Região.

Um comentário:

  1. Pois é...Já é Natal...e ao contrário de uma grande porção de pessoas e contrariando também um passado pobre...sempre me alegro nesta época do ano...É natal de novo...tomara que o aniversariante esteja sempre em nossos corações.Feliz Natal!

    ResponderExcluir