domingo, 20 de novembro de 2011

TANTAS PALAVRAS... e tantas alegrias


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

De quantas palavras somos formados?
Aliás, você já tinha notado que somos palavra? Sim, porque pensamos a partir de palavras, nos comunicamos por meio de palavras, resgatamos nosso passado com palavras e no futuro é projetado tendo as palavras como alicerce. Portanto, quais são as palavras que nos formam?
Cada um de nós tem um vocabulário particular com o qual se relaciona melhor e, também, com o qual não quer muito chamego, não! Por exemplo, gosto muito das palavras “carambola” (apesar de não gostar da fruta), “bambolê”, “paralelepípedo”, “formidável”, “conclusão”... porque elas ficam dando cambalhotas e pulos na boca da gente. Gosto também de palavras que trazem paz e segurança pra gente, como “Jesus”, “harmonia”, “amizade”,
“solidariedade”, entre outras. Das que não gosto, prefiro não citar, já que as considero tão ruins que, ao pronunciá-las, sei lá, dá um negócio ruim na gente...
É legal receber uma palavra amiga de conforto numa ocasião terrível da vida da gente, não é mesmo? Às vezes, uma palavra muda tudo em nosso dia, coloca a gente pra frente, faz a gente se reanimar, começar tudo do zero só para ter o prazer de fazer bem feito. Já diz a sabedoria popular, “às vezes por falta de um grito, perde-se uma boiada”. “Um grito” é uma palavra doida, desesperada!
Tem palavra que é tão bem arranjada, colocada uma ao lado da outra, que fica um negócio tão legal, mexe tanto com a gente, com sentimentos que a gente nem sabia que tinha que chamamos esses arranjos de palavras de POEMA. Coisa linda de se ler. Olha só: “A brisa vaga no prado/ perfume nem voz não tem/ quem canta é ramo agitado/ o aroma é da flor que vem”. Estes versos são do poeta Almeida Garret. Não são lindos?
E quando a gente junta um monte de gente que usa da palavra para se comunicar de forma literária? Fica uma beleza só, não é mesmo? Foi o que aconteceu com a antologia de contos e crônicas organizada por mim para o Núcleo da União Brasileira de Escritores de Araçatuba e região. Foram selecionados 32 textos, cada qual correspondente a um autor e, juntos, formam uma antologia denominada “Tantas palavras”.
São textos de um valor estético e literário singular e que pode ser adquirido em Araçatuba na Livraria Educação e Cultura – MEC, no Mercadão Municipal. Ou, para quem não reside em Araçatuba, por meio do e-mail aluceni@hotmail.com, indicando no e-mail o pedido do livro, nome completo, endereço para envio do livro e depósito no valor de R$ 30,00, já com as despesas de correio.
Em sua maioria, são textos de autores de Araçatuba, mas também há escritores de outros municípios e até de outros três estados diferentes. É a magia da internet possibilitando esse intercâmbio a partir da veiculação no blog da instituição regional, www.blogdaube.blogspot.com.
Compre, leia, prestigie e divulgue. Vamos juntar nossas tantas palavras a outras tantas palavras dos vários autores que compõem essa antologia.

Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor. Membro e diretor da União Brasileira de Escritores – UBE.


DE FATO É PRECISO MUITAS PALAVRAS PARA DESCREVER A EMOÇÃO QUE SENTI EM REUNIR TANTAS PESSOAS GENIAIS, AMIGOS SINCEROS E ESCRITORES DE PRIMEIRA.
O LANÇAMENTO DA COLETÂNEA "TANTAS PALAVRAS" FOI MESMO UM SUCESSO.

GOSTARIA DE AGRADECER VIVAMENTE AOS ESCRITORES QUE PARTICIPARAM DESTE LIVRO E OS AMIGOS E FAMILIARES QUE COMPARECERAM EM MASSA NA NOITE DE ONTEM E COMECINHO DO DIA DE HOJE EM MEU ATELIÊ.


SINTAM-SE TODOS ABRAÇOS.





















































As imagens abaixo foram tiradas pela fotógrafa Sônia Zafalon














ADQUIRA O SEU EXEMPLAR DA COLETÂNEA "TANTAS PALAVRAS" encaminhando um e-mail para: aluceni@hotmail.com, com seu nome completo, endereço. O valor do exemplar é de R$ 30,00, já com despesas de correio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário