sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ANO NOVO, VIDA NOVA!



Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Quando em agosto do ano passado começamos a organizar aquele que foi o primeiro evento da União Brasileira de Escritores – UBE em nossa região, o 1º Encontro de Escritores Independentes de Araçatuba e Região – ENESIAR, várias parcerias foram efetivadas. Uma delas com a Folha da Região.
A Folha fez a cobertura de todo o evento, participando efetivamente com seus profissionais numa das mesas de discussão e, gentilmente, presenteou o Núcleo UBE com esta coluna. Não precisamos dizer que ficamos muito alegres, isto porque todo escritor quer ter seus textos publicados e não servindo de alimento para traças.
Pois é, a partir dessa semana os amantes das letras, da leitura e da literatura poderão acompanhar um pouco das ações da União Brasileira de Escritores, além de textos de caráter estético, por meio de seus associados, neste espaço.
Estarão presentes nestas linhas resenhas e críticas de livros literários, poemas, crônicas, contos, artigos técnicos de nossos associados e/ou de autoridades ligadas à União Brasileira de Escritores em âmbito nacional, além de novidades no campo da literatura e do livro.
Esperamos que, com esse trabalho, a literatura, bem como muitas das questões que orbitam a ela, seja fortalecida em nossa região e entendida como algo imprescindível à condição humana, como bem lembra Antonio Candido nos livros “Direito à Literatura” e “Literatura e Sociedade”.
Aproveitamos a oportunidade, também, para convidar a todos os escritores da nossa região para que se mostrem e que entrem em contato conosco, a fim de criarmos uma rede literária na região noroeste do estado de São Paulo. Encaminhe um e-mail com seus dados (nome completo, profissão, cidade e e-mail para contato) e receba notícias sobre as atividades da UBE (concursos literários, coletâneas de texto, cursos e palestras etc.).
Gostaríamos, aqui, de agradecer publicamente à Diretora Presidente da Folha da Região, Ana Eliza Lemos Senche, pela oportunidade que nos foi dada e pelo apoio à divulgação da palavra impressa. Este gesto traduz parte do respeito e da seriedade com que tão importantes instituições – a Folha da Região e a União Brasileira de Escritores – têm para com a veiculação de textos da mais alta qualidade e que contribuem para que seus leitores tenham um senso crítico e visão de mundo mais apurados.
Enfatizamos, ainda, que esta coluna é voltada para todos os associados da União Brasileira de Escritores em nossa região. Por esse motivo, os associados que desejarem publicar seus textos neste espaço devem acessar o blog: www.blogdaube.blogspot.com e lá obter todas as informações de que necessitam para fazê-lo. Críticas e sugestões sempre serão bem recebidas. Deixe suas impressões e comentários no blog e, dentro das possibilidades, elas serão absorvidas e abordadas neste espaço.
No mais, o que queremos é fazer com que o máximo de pessoas sejam melhoradas a partir da literatura, da palavra. Vamos, juntos, fazer de nossa região uma região de leitores.
Um feliz 2011 para todos.

Antonio Luceni é escritor e Coordenador Regional da União Brasileira de Escritores – UBE.

Um comentário:

  1. Antônio, quero desejar a você um feliz ano novo repleto de paz e luz. Abraços, amigão.

    ResponderExcluir