domingo, 20 de fevereiro de 2011

DEVOLVERAM O QUE NOS ROUBARAM

Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Acabou o horário de verão. Viva! Salve! Puft!! Pummmm!!
Devolveram o que nos roubaram. Aí ouvi de um amigo: “Ganhamos mais uma hora essa noite, não é?”. Aí respondi: “Não, não é!”. Ganhamos nada. Tiraram essa hora da gente lá atrás, quando essa historinha de horário de verão começou.
Já disse na ocasião e torno a repetir: quem inventou horário de verão não tem que acordar por ele. Sim, porque oh coisa tosca é essa de hora de verão. Alguém por acaso tem um botãozinho “off” que aperta para dormir quando chegam as 21h do dia? Alguém por acaso consegue dizer para si mesmo “está na hora de dormir porque você vai acordar cedo” e o corpo, como num passe de mágica, obedece.
A gente não dorme pelo horário de verão, mas como peões, subalternos e proletários temos que acordar por ele, passar o cartão de entrada e saída, ou no meu caso, passar o dedo sobre o maldito ponto digital. (Cada vez que faço isso me sinto um gado ferrado, um acéfalo, intelectual de meia-tigela, burocrata utilitarista, por mais que me sinta criativo, livre de cordões umbilicais ideológicos...).
Sim, devolveram o que roubaram de nós: aquela uma hora descontada perdida, engolida pelo horário de verão. Fiquei pensando também (sob a atmosfera do “devolve-se o que lhe foi tirado”) se vão me ressarcir imposto de renda, IPTU, IPVA, entre tantos outros impostos que não são aplicados de forma correta e que me beneficiem direta ou indiretamente. Afinal, tenho que pagar quase tudo de novo (plano de saúde, plano odontológico, seguro residencial, seguro de carro, educação...), sem usufruir do que deveria destes impostos.
Fiquei pensando se todos os políticos corruptos e, comprovadamente, fichas-sujas devolveriam aos cofres públicos todos os bilhões de reais que foram (e, infelizmente, são) desviados para paraísos fiscais nos diversos cantos do mundo. Só aí já daria para serem feitas mais escolas, mais postos de saúde, mais bibliotecas, mais hospitais, mais áreas de lazer, mais... mais... mais... Mas por que não devolvem? Ainda não lhes chegou o tempo? Ainda estão em horário de verão, sob sombra e água fresca das divinas tetas?
Fiquei pensando que senadores, deputados e vereadores pudessem seguir o exemplo do deputado federal José Antônio Reguffe, que abriu mão de salários extras de 9 assessores, além de outras verbas de gabinete, propiciando uma economia de mais de 3 milhões de reais aos cofres públicos no período de seu mandato.
Fiquei pensando que todo o tempo em filas de banco, das horas dependurado em um telefone tentando ser ouvido e assistido por as muitas multinacionais trambiqueiras que prestam um serviço porco para nós, usuários, poderia ser devolvido em forma de bons serviços prestados.
Fiquei pensando que há muito já deveríamos ter saído de um país “colônia de exploração” e passado a ser um País sério. Disse outras vezes, também por estas linhas, que temos que encontrar (e eu me incluo nessa luta) formas que conciliem os vários tipos de crescimentos no Brasil: econômico, cultural, intelectual, humanístico etc. etc. etc...
Fiquei pensando. Fiquei esperando. E, hoje, tive mais tempo para pensar nessas coisas todas porque devolveram aquela uma hora que tinham tirado de nós no início do horário de verão.
Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor, Diretor de Integração Regional da UBE (União Brasileira de Escritores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário