segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Construindo um sonho


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Já disse algumas vezes por estas linhas que somos movidos por sonhos. Como diria Sebastião da Gama, “pelo sonho é que vamos”. E os sonhos vão sendo chamados por cada um sob uma percepção diferente. Há os que os chamem de “fé”, outros os conhecem como “esperança”, os mais técnicos os definem como “meta”, “alvo”, “ objetivo”...
Indiferente do nome que dão, todos tratam de algo subjetivo, imaterial e que, por essa razão, não sabemos muito “a cara” dele, apenas o imaginamos. Às vezes alguns sonhos saem melhor do que esperamos. Outras vezes, ficam próximos do que esperávamos, “um quase” sonho, mas já dão uma satisfação danada. Outros ficam tão distantes que somente servem como sonhos mesmo.
Mas de sonho para realidade há um grande percurso para ser feito. Há que se despender tempo, dinheiro, suor, paciência, lágrimas às vezes... e há que se ter companheirismo, compreensão, cumplicidade porque nada também é feito de forma isolada. Há sempre os colaboradores de nossos sonhos.
Há muito sonhava com um espaço para desenvolver meus trabalhos de educação, cultura, literatura e arte. Por anos a fio esperei todos irem dormir em casa para começar a fazer os meus trabalhos. O espaço era exíguo e a turma era grande. Como dois corpos não ocupam o mesmo espaço, isso é físico!, então, esperava que um “corpo” já cansado pela labuta diária fosse dormir para que o meu “corpo” ocupasse o espaço em que ele estava (numa única mesa existente em casa, ou numa diminuta área que quase sempre servia de garagem ou lavanderia).
Mas como os sonhos são para serem sonhados e vividos, estou realizando mais um: a abertura do meu ateliê. Um espaço charmoso e aconchegante que foi gestado e construído por uma equipe maravilhosa: minha família.
Gostaria de agradecer publicamente aos meus irmãos Lúcio, Lindomar e Lucivan e a meus pais Cícero e Maria. Cada um deles, a seu modo, contribuiu para que mais este sonho se tornasse realidade. Além de família, são grandes parceiros meus em tudo que faço.
A partir de setembro meu ateliê estará aberto ao público com cursos de literatura, gramática, redação, artes visuais e outros temas que orbitam entorno da educação, cultura e artes em geral, além de servir, é claro, para minhas próprias produções, orientações de monografias, TCCs, publicações e outras ações nas áreas da literatura e arte.
A primeira grade de cursos já está sendo divulgada e pode ser conferida no blog: www.antonioluceni.blogspot.com e no facebook: Antonio Luceni. Entrem nestas páginas, postem seus comentários, deixem sugestões de cursos. Vamos, juntos, contribuir para que nossos sonhos se juntem e façam dos espaços frequentados por nós lugares melhores e bacanas para se viver.
E ó: nunca desista de seus sonhos, mas também contribua para que eles se tornem realidade. Seja humilde: receba ajuda. Também seja humano e ajude aos que precisam de você. Quando disserem que “isso não é possível”, lembre-se: tudo antes de virar realidade também foi um sonho antes.
E retomando a máxima de Pessoa: “Sonho que se sonha junto vira realidade”.

Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor. Diretor da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário