segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PARA DE REBOLAR, MENINO

Antonio Luceni

 
Foi Vinicius, eu acho, que prestou atenção num jeito todo especial de andar numa tal garota de Ipanema. Mas não foi somente ele, não. Muitos outros poetas e músicos se engraçaram pelas curvas e remelexos dos quadris femininos, como numa dança hipnotizante a conquistar marmanjões de todas as espécies. E como rebolam quando buscam suas “vítimas”!

Também o malandro é reconhecido pelo seu gingado. Só que aí o remelexo desloca-se da região da cintura e sobe para região dos ombros. É um mix de tudo: o remelexo começa nos pés, levemente entortados para gerar um pouco de desequilíbrio e, como abalo sísmico ou onda do mar, começa tímido, quase imperceptível e, quando vemos, produz aquele gingado todo que é peculiar do bom malandro.

Há, ainda, um rebolado caricato, algo mais grotesco, a meu ver, mas que virou moda – e no pior sentido da palavra – nos programas televisivos brasileiros de tevê aberta (e também, em menor escala, nas pagas): a abundância de bundas num chacoalho frenético de mulheres frutas, tais como Pera, Maçã, Melancia e outras mais. Mesmo quem gosta das “frutas”, passada a euforia, metem o pau nelas!. “E se fosse sua irmão ou mulher, aceitaria?”. A resposta é direta: “Lógico que não!”. Então, definitivamente, não é algo que aprovam.

Para mim, um garoto de cinco ou seis anos, o que seria rebolar? Sinceramente, não sei. Aliás, nem fazia distinção entre os modos de andar. Andar para mim era simplesmente andar. Mas aquele “Para de rebolar, menino. Ande feito homem” soou forte o bastante para me fazer começar a prestar atenção nos jeitos de andar. “Como seria andar feito homem?”, “O que determina nosso jeito de andar? É a ossatura? É algum componente cerebral?”; várias perguntas passaram a orbitar em minha mente. (Até hoje não descobri o que determina o jeito de andar da pessoa. Se alguém souber, conte pra mim).

Logo de cara percebi que as mulheres rebolam mais, mesmo. Sobretudo quando já têm os quadris avantajados. Mas também vi homens rebolando, ainda que de leve, mas rebolavam também. E olha que eram homens homens, com jeitão de homem, bocão de homem, vozerão de homem e com uma sede de “Chapeuzinhos” de lascar. Mas... rebolavam!

Depois da fase da observação externa, fui me observar no espelho. Ou melhor, fui tentar me observar no espelho. A dificuldade já era em não ter espelho de corpo inteiro em casa. Então, tentava me virar – e isso tudo escondido, é claro, não podia “dar bandeira” porque aí é que minha masculinidade seria colocada em xeque – com o que tinha. Mas era complicado porque quando me virava para olhar no espelho como estava andando, a própria posição do corpo já mudava tudo.

E assim foram anos e anos de tentativas: andar mais duro um pouquinho, mudar a posição dos pés para alterar o ritmo do corpo, fazer de conta que estava machucado para “camuflar” a situação, até “corrente de oração” cheguei a fazer para mudar meu jeito de andar (e depois, de falar, de ser, de agir, de pensar...). Mas nada adiantou.

Passar em rodas masculinas, sobretudo com quatro ou cinco integrantes, era uma tortura. Porque era só passar e já esperar os risos, as piadinhas e, muitas vezes, os xingamentos. Fazer o quê? Encarar a todos? Brigar com todo mundo? Não era (e ainda não o é) razoável e inteligente. “Se ao menos andasse como todos, não passaria por isso”, pensava.

Até hoje meu andar é motivo de comentários. Os depreciativos continuam e procedo do mesmo modo: se puder evitar uma roda eminentemente masculina evito, mudo de calçada, ando bem rápido. Por esses dias mesmo passei por isso na rua, com dois jovens universitários gritando em plena luz do dia palavras quaisquer de ofensa para mim, sem ao menos eu me referir a eles.

Mas é preciso caminhar. É preciso ir adiante. Ainda que os passos de alguns estejam enterrados no primitivismo, é preciso caminhar e fazer com que a humanidade caminhe também, a passos largos, rebolando ou não, para chegarmos – se Deus quiser – num mundo melhor.

 
Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor. Membro e diretor da União Brasileira de Escritores – UBE.


42 comentários:

  1. Pelo amor de Deus, oq qeremos de verdade é que alguém ensine como andar sem rebolar (nota 0 na redação em)

    ResponderExcluir
  2. Parece minha vida, porém sem a corrente de oração. kkk

    ResponderExcluir
  3. Pior desgraça parar um hétero, você pode estar no seu melhor dia até alguém falar: Será que é gay? Por que ele anda assim? vai tudo água baixo, tenta andar de toda as maneiras possiveis mais nada adianta, não consegue sair porque tem vergonha e constrangimento, com isso não tem muitos amigos.Quando te veem andar perdem todo o respeito por você, te descriminam e tiram sarro, ai você começa ter raiva de você mesmo o que gera depressão e pensamentos suicidas.Tudo isso por não conseguir corrigir o modo de andar (o que para muitos parece simples "é só parar de rebolar" pensam) por não saber se é uma doença ou hereditário já que cada pessoa tem seu jeito próprio de andar.
    Passo meu apoio a todos que como eu tem esse problema e sabem de sua convicção como homem e macho, do que realmente é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara ,, falou tudo,, passo por isso,, eles perdem o respeito por nós e olha que sao caras efeminados mas com diferencial que rebolam menos,,pois na minha opiniao todos nos rebolamos ao andar,, acho que eles tem que se auto afirmar... quantas vezes meu dia acabou pq ando assim,, muito triste

      Excluir
    2. Tenho esse problema de andar rebolando por mais que tente não rebolar não tem jeito , e detalhe trabalho de segurança em um shopping e é andando aí já sabe né vai no vai vejo uns cochichos e uns olhares de desconfiança

      Excluir
    3. Eu também tenho vergonha e por isso de tanto tentar corrigir estou com dores nas pernas e ficando, gora sim, aleijado, isso me destruiu a vida,até promessas, orações eu fiz, nada adiantou.

      Excluir
    4. Não sabem o pesad3lo que isto é na minha vida. Ginecomastia, andar rebolando a ponto de não conseguir andar direito. Uma vergonha total.Vou tentar seguir essas dicas aqui, principalmente a questão de alinhar as pernas ao quadril. https://boaforma-abril-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/boaforma.abril.com.br/movimento/fitness/voce-provavelmente-esta-caminhando-errado/amp/?amp_gsa=1&amp_js_v=a9&usqp=mq331AQKKAFQArABIIACAw%3D%3D#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16735352801799&csi=1&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&ampshare=https%3A%2F%2Fboaforma.abril.com.br%2Fmovimento%2Ffitness%2Fvoce-provavelmente-esta-caminhando-errado%2F

      Excluir
  4. Eu sei como é chato isso basta a pessoa tirar saro de vc, pra tu perder a confiança e sair arrastando os pés com receio de andar.

    ResponderExcluir
  5. Nos que andamos diferente temos o direito de ser homem,, ninguém pode tirar esse direito de nós,,, só Deus sabe o que é andar de um jeito que não queremos

    ResponderExcluir
  6. Eu tô sofrendo tanto com isso. Meu dia tá bem legal, passo por uma rodinha masculina e lá vem as piadinhas.
    Me faz pensar: O que é um andar normal? Por quê um andar incomoda tanto?

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei mais o fazer, cansei de ouvir "Rebola menos", já chega de ser taxado de gay só pelo fato de andar diferente !
    Eu gosto de buceta porra, e tbm pelo fato de ter bunda grande, aí é que começam ainda mais as piadinhas sem graças, fico muito triste com tudo isso .

    ResponderExcluir
  8. Descobri que tenho ESCOLIOSE, 5cm para esquerda.
    Vocês já foram ao médico ou sabem se tem escoliose também como eu. Acho que essa é a causa, pois deixa a bacia fora do prumo o que da o efeito rebolativo, com a perna fora de nível.
    E você também tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho escoliose será que é por isso?

      Excluir
    2. Como é a sua escoliose? Ando malhando bastante para fortalecer os músculos, ex: perna, quadril, costas..., mas até agora sem nenhum progresso(apesar de ter ganhado bastante massa muscular) ainda continuo andando do mesmo jeito. Já fui ao fisioterapeuta também, ele passou os exercícios para corrigir e disse que tem como mesmo eu tendo mais de 20(ele só achou estranho eu não ter dor nas costas por causa da escoliose). E isso tem mais de dois anos, então não posso confirmar se é realmente a escoliose, por isso preciso saber se vocês também tem e como. Pesquisei muito e não achei nada como solucionar esse problema(de andar rebolando), por isso acho bom compartilharmos para ajudar uns as outros.

      Excluir
  9. Já não sei mais, vivo com esse pesadelo desde a minha infância, igreja, escola, entre outros, pensamento de besteira vem a mente sempre, mas fazer o quê? Eu já tentei de tudo é esse tudo é em vão, não vivo feliz a muito tempo, nao saio, não me divirto, Carrego dentro de mim trauma de grupos, d estranhos que ao me ver na rua já me criticam, tiram astros de mim e falam palavras de baixa moralidade contra minha pessoa e em plena luz do dia, meu respeito, dignidade já não tenho mais é difícil, realmente muito difícil..

    ResponderExcluir
  10. eu sei como é passo por isso todos os dias comecei a andar como pinguim pra nao ter mais a maldita risadinha

    ResponderExcluir
  11. Parece que todo esse texto foi escrito por mim. Essa desgraça me acompanha desde a minha infância. Lembro de vários episódios que me ocorreram na escola, onde até professores tiravam sarro de mim, na igreja, amigos dos meus pais, no meu bairro, principalmente dentro da minha própria casa. Hoje na fase adulta (com 27 anos) piorou muito. Isso me fez afastar de tudo que eu gostava, não tenho prazer em fazer amizades, na verdade, não quero sair mais de casa. Só em casos de extrema necessidade. É até vergonhoso dizer que estou numa depressão extrema só pelo o fato de como eu ando. Já tentei por várias vezes andar normal mas foi em vão. Pensamentos suicidas fazem parte do meu cotidiano, me sinto muito mal ao relembrar as coisas que fui ouvindo dos 7 aos 27 anos, por mais que eu tente não consigo esquecer. Hoje estou beirando aos 115 kg, sou fumante, tenho insônia e as vezes nem saio do cama. Eu só queria ser uma pessoa "normal", tinha tantos planos, tantas coisas boas pra mostrar pra esse mundo.

    ResponderExcluir
  12. Também passo por isso não sei o que fazer estou muito confuso por não saber o porque disso é muito ruim si esconder das pessoas e não conseguir realizar sues sonhos.peço ajuda pra quem tem resposta para eu não andar mas assim por favor eu só encontra forças pra viver por causa dos meus pais sou filho única e não gostaria de deicha los tristes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc anda rebolando cara isso é psicológico não tem nada vê com que as pessoas falam e também procure ajuda psicológica que é a melhor forma de ajudar vc

      Excluir
  13. Foda msm.. Passo por isso tb,mas hj em dia liguei o fodas e caio na zueira,mas no fundo no fundo é chato... Meus colegas de trabalho me pergunta pq vc anda rebolando?eu respondo:pq engoli uma cobra.. E por ser vai

    ResponderExcluir
  14. Eu tô tentando andar com passos mas devagar tentando relachar enquanto ando não tenho certeza mas o rebolado vem com a velocidade do seu andar na minha cabeça eu acho q tá dando certo.

    ResponderExcluir
  15. Muito triste, o emocional fica abalado por causa dessas atitudes babacas de alguns inclusive da própria família.
    Não a nada de errado com o geito que nos andamos, isso simplesmente é uma maneira que encontram de nos machucar e torturar psicologicamente.
    Sem dúvidas quando você se sente seguro e confiante consigo mesmo ninguém o critica ou solta piadinhas, tudo depende de nós e a maneira que reagimos.
    Você não é culpado de nada nem deve senti vergonha ou medo.
    Fiquem todos na paz...
    Contem comigo Meu whatss: 077999205940

    ResponderExcluir
  16. Eu andava igual um gay com 8 até 12 anos , mais não sabia que andava assim , quando saia pra comprar algo , tinha um menino que, bagunçava com migo por modo de eu andar ..

    Eu com 13 anos , pensei em treinar na rua quando ia compra alguma coisa , tentado andar igual um menino , e hoje com 16 anos ando normal um pouco como um menino.

    Mais não consigor sair de casa por que criou uma tímedez em me , por causas dessas coisas.. Agora niguém mexe com migo.

    ResponderExcluir
  17. Eu acho um absurdo vc definir a orientação sexual pelo jeito de andar.

    ResponderExcluir
  18. Foda, até mesmo os gays quando me olham andando pensam que sou gay kkk, se eu caminho rápido fico parecendo a Gisele Bündchen desfilando. O negócio é relaxar e caminhar junto da manada assim você não destoa.

    ResponderExcluir
  19. Excelente! Obrigado por compartilhar sua história e lamento profundamente pelos maus bocados. Não pare !

    ResponderExcluir
  20. Estou fazendo de tudo pra mudar essa merda. ..descobri que meu fêmur está fora da bacia irei atrás de tratamento e ver se resolve...Caso alguém queira trocar umas idéias me chama lá 011958516357 vamos resolver essa tortura

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro rebolar, faço isso em casa, mas de uns tempos para cá percebi que também ando rebolando na rua, acho que quero que outros homens me notem, principalmente homens de morenos para mais. Fui casado por muitos anos com mulher, depois que ela se foi só assisto filmes gays e estou louco para ter um macho me acariciando, não paro de pensar nisso.

    ResponderExcluir
  22. Sou gay e desde garoto ando rebolando. Odeio isso! Já tentei mudar meu jeito de andar, mas não adianta. Sou um tipo de gay que no gosta de dar pinta, mas a minha linguagem corporal me denuncia. Não sei se o meu jeito de andar é psicológico ou por alguma condição física.

    ResponderExcluir
  23. Se a pessoa é gay e rebola ainda passa. O problema é você não ser, rebolar e ser taxado disso o tempo todo. Às vezes para dar aquela disfarçada quando passo em um ambiente com muitas pessoas finjo que estou colocando o celular no bolso ou pegando algo do bolso. É foda! Para piorar a bunda ainda é grande. (tnc). Tenho a impressão que a minha perna não tem a mesma medida e talvez isso seja a causa, mas nunca procurei um médico para confirmar.

    ResponderExcluir
  24. Andar rebolando é sinal de que quer pica que delícia eu amo um rebolado de homem gay passivo meu pau fica até duro

    ResponderExcluir
  25. Eu tbm tenho esse problema sofro a anos com meu psicológico afetado por deboches e algum caras até chama de delícia quando eu ando perto. É o que mas me afeta é andar perto de homens que me chama de bicha viado e até mechem CMG é não vivo normal como outras pessoas. É tudo iníciou quendo eu trabalhava em um supermercado. É de um homem que fazia tempestade em copo da água por causa de eu anda igual mulher. É ey sofro calado pois é a melhor forma de superar o meu abalo psicológico.

    ResponderExcluir
  26. Todos esses comentários falan de mim ando assim também.
    Mas como corrigir isso? Tem alguma solução?

    ResponderExcluir
  27. Se rir de vc rebolando é simples pegue uma faca ou uma arma de fogo e mata esses filhos da puta vc vai preso maís vai feliz

    ResponderExcluir
  28. Ando da mesma forma sem querer, já tentei andar de todas as formas para corrigir mais não muda isso atrapalha porque as pessoas te taxam de gay sem ser e também com parte nas mulheres por acharem vc gay sem ser, se alguém souber como concertar avise.

    ResponderExcluir
  29. Negócio é suicidar já estou marcando a minha morte pois estou cansando de sofrer com isso todo dia a mesma coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estude a posição que a parte de cima do seu corpo se inclina,em relação a direção da sua bunda quando vc coloca o pé de apoio no chão, e difícil controlar porque esse movimento vc tem que usar os dos lados do cérebro ao mesmo tempo , mas com exercicio de controle da mente vc resolve , se for psicológico. Caso seja anatomia vc equilibra com efeito flutuante dos pés quando sai do chão,fazendo flutuar pra horizontal com observação e treino, vc mata o problema .

      Excluir
  30. É tudo na vida é psicólogico se continuar com essa linha de raciocínio irão acabar cometendo suicídio

    ResponderExcluir
  31. É um defeito físico normal não tem nada de errado nisso é vc precisa parar de fazer movimentos brusco na bacia ou irá acabar tendo um problema muito sério nasma pq só a dor é muito forte procura ajuda pós isso pode levar a uma depressão profunda é poderá ser perigoso

    ResponderExcluir