domingo, 25 de março de 2012

Olimpíada de Língua Portuguesa


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Amanhã, a partir das 19h, acontecerá no anfiteatro da Universidade Paulista o lançamento da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Pelo segundo ano consecutivo, Araçatuba participa com 100% de suas escolas de Ensino Fundamental, envolvendo milhares de alunos nesta que é uma das mais importantes ações do Ministério da Educação, junto à Fundação Itaú Social, com orientação técnica do Cenpec, na formação continuada de professores da Educação Básica Nacional.
Histórico: A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro fundamentou-se na experiência do Programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social e pelo Cenpec. Criado em 2002, o Programa constituía uma estratégia de mobilização dos professores por meio de um concurso de produção de textos, que teve três edições voltadas para professores de 4ª e 5ª série do Ensino Fundamental.

Em 2007, foi firmada parceria com o Ministério da Educação, o que possibilitou ampliar a abrangência das ações e a quantidade de anos escolares atendidos por essa iniciativa que passou a ser denominada Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, tendo sido incluída como uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação.

Em 2010, ano da 2ª edição da Olimpíada, inscreveram-se mais de 140 mil professores com uma estimativa de cerca de 7 milhões de alunos de 60 mil escolas públicas localizadas em quase todos os municípios do país (5.498).

Araçatuba: Nosso município participou pela primeira vez com 100% da Rede na 2ª edição da Olimpíada, com excelentes resultados. Não foram poucos os comentários de diretores, coordenadores, professores e alunos sobre o entusiasmo de escrever e produzir poemas, gênero destinado ao 5º ano. E o resultado da presença da formação e da Olimpíada em nossa Rede estendeu-se para além do concurso de textos, com alunos produzindo poemas espontaneamente meses depois de finalizado o concurso. Além disso, tivemos dois finalistas na fase estadual que, por pouco, não passaram para as duas últimas fases e foram ter, na ocasião, um encontro com o presidente Lula.

Formação: Ajuda preciosa é o apoio e dedicação dispensados pelas diretoras, coordenadores pedagógicos e professores de nossa Rede. É muito legal passar pelas escolas ao longo dos aproximadamente três meses nos quais as oficinas de texto são aplicadas e ver toda escola envolvida em leituras e mais leituras, produção de texto e, no final, os muitos saraus que ocorrem para fechar o ciclo. Muitas delas, inclusive, acabam por envolver as crianças das demais séries que não são contempladas pela Olimpíada. Os mais velhos declamam poemas para os mais novos, são oferecidas outras oficinas de criação e ilustração que não estavam programadas no material da OLP, pais e familiares são convidados a recitarem seus poemas prediletos etc. Enfim, uma grande festa da literatura.

Apoio: Tudo isso orquestrado pela Secretaria Municipal da Educação, sob a regência da secretária Beatriz Soares Nogueira e, é claro, com o entusiasmo do ávido leitor Cido Sério, nosso prefeito.
O desejo é que, assim como na edição anterior, nossas crianças sejam envolvidas com a magia da poesia. Amém!

Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor. Diretor de Integração Nacional da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário