domingo, 24 de outubro de 2010

Ezequiel Theodoro da Silva


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Quando o conheci, na pós-graduação da Unesp de Presidente Prudente, a primeira impressão que tive foi de um cara carrancudo, inacessível, que só estava alí "cumprindo tabela".
Ainda bem que me enganei.
O Ezequiel não é muito de sorrir, não. Ao menos em sala de aula. Mas isso não quer dizer que seja uma pessoa triste ou amargurada. Ele tem aquele humor seco e irônico dos intelectuais.
Parece mesmo um mineirinho, que quietinho e com seu jeitinho vai conquistando a todos. E foi exatamente assim que aconteceu na palestra do dia 22/10. Numa sexta-feira, sete e meia da noite ele seduziu a todos com suas piadas, com suas canções e, principalmente, com o seu saber com sabor.
Foi um momento bastante rico em que foram retomadas desde a importância da presença do professor na sala de aula como alguém com sentimento, com vida, com emoções e que, por esse motivo, também precisa trabalhar (e só um ser humano faz isso) com a diversidade presente em nossas escolas.
Propôs a leitura como algo emancipador, que nos tira do lugar comum e os faz ver o mundo à nossa volta com criticidade, com um olhar mais refinado. A leitura DESvela, DEScobre, DESnuda as coisas para que possamos enxergá-la além do trivial, além do que os olhos e a maioria das pessoas veem.
Foi muito bom tê-lo conosco, Ezequiel. Volte sempre.

Na imagem acima, da esquerda para direita: Raquel Pozelato, Ana Cláudia Vasconcelos, Patrícia Cardoso, Maria Lúcia Terra, Ezequiel Theodoro da Silva, Antonio Luceni e Cláudia Sato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário