quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mesa de discussão em leitura e literatura infantil e juvenil


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

20/10/10 - Mesa de discussão em leitura e literatura infantil e juvenil.

Palestrantes:
Profa. Dra. Cristiane Magalhães Bissaco
Profa. Ma. Patrícia Cardoso Soares
Prof. Me. Antonio Luceni
Profa. Esp. Maria Lúcia Terra
Profa. Ma. Marister Vasques Falleiros
Prof. Ma. Nara Leda Franco

Título da palestra: Rapsódia literária: aspectos da leitura e da literatura infantil, com o Grupo de Estudo em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba.

Comentário: Pela característica da mesa de discussão, as apresentações feitas tiveram o tempo individual de 20 minutos cada uma em que os comunicadores abordaram um aspecto específico da leitura ou da literatura infantil. A professora doutora Cristiane Magalhães Bissaco expôs uma experiência feita em duas escolas municipais com crianças do Maternal sobre estímulos para ler, resultado de um estudo de caso feito a partir de discussões e propostas suscitadas no Grupo de Estudo; a professora mestra Nara Leda Franco discutiu sobre a presença da metáfora na obra de Chapeuzinho Vermelho como elemento colaborador para a manutenção do referido conto; a professora mestra Marister Vasques Falleiros fez várias abordagens sobre os objetivos e formas de leitura, as contribuições trazidas por métodos e formas adequados no ato da leitura e produção de textos; a professora mestra Patrícia Cardoso Soares discutiu sobre a presença do professor coordenador pedagógico como importante mediador na discussão, elaboração e construção de momentos e espaços que privilegiem a leitura e a literatura nas emebs do Sistema Municipal de Ensino, dando exemplos a partir de experiências da própria Rede; a professora especialista e diretora da equipe de supervisão, Maria Lúcia Terra, fez uma análise comparativa da presença da personagem "bruxa" ao longo da história da literatura infantil no mundo, discutindo a presença de arquétipos nessa personagem como forma de contribuição na formação intelectual e de caráter dos seus leitores. A mediação dos trabalhos da mesa foi feita por mim.

Um comentário: