quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Palestra com Ricardo Azevedo


19/10/10 - Palestra de abertura do 1º Seminário de leitura e literatura infantil e juvenil.
Palestrante: Ricardo Azebedo: escritor e ilustrador paulista, é autor de mais cem livros para crianças e jovens, entre eles Um homem no sótão (Ática), Lúcio vira bicho (Cia. das Letras), Aula de carnaval e outros poemas (Ática), A hora do cachorro louco (Ática)e o Livro dos pontos de vista (Ática). Ganhou quatro vezes o prêmio Jabuti com os livros Alguma coisa (FTD), Maria Gomes (Scipione), Dezenove poemas desengonçados (Ática) e A outra enciclopédia canina (Companhia das Letrinhas), o APCA e outros. Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda. Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Pesquisador na área de cultura popular. Professor convidado em cursos de especialização em Arte-Educação e Literatura. Tem dado palestras e escrito artigos, publicados em livros e revistas, abordando problemas do uso da literatura de ficção na escola.

Título da palestra: Sistema Cultural dominante, didatismo e literatura

Comentário: O escritor procurou estabelecer um contraste entre os textos técnicos (que disse terem a devida importância) e o texto estético, privilegiando o segundo como forte instrumento e HUMANIZAÇÃO. Buscou ainda, discutir sobre a falta de espaço que há nas escolas brasileiras para os textos de ficção e poesia. Problematizou o fato de cada vez mais os textos técnicos e pedagógicos terem espaço nos bancos escolares, COISIFICANDO o ser humano, justamente por serem (os textos técnicos e pedagógicos) dogmáticos, buscarem uma única e voz comum, por terem um fim específico etc. Propos que reolhássemos os textos literários e suas contribuições como elemento do inexplicável, da imaginação, da fantasia, do universal, da democracia e pluralidade de vozes etc.

IMAGEM: O escritor ladeado por este blogueiro e a professora Doutora Renata Junqueira de Souza, do CELLIJ/UNESP de Presidente Prudente, que veio daquela cidade para prestigiar o escritor.

Um comentário:

  1. "O professor é um ser de conduta, direciona vidas, transforma". (Ezequiel Teodoro da Silva)

    "Livros de literatura não têm uma informação clara, mas sim assuntos que direcionam ao humanismo, ser bom. Serve para formar seres humanos expressivos. São textos Subjetivos, que exigem interpretação, são ambíguos, incoerentes muitas vezes, mas que transformam e resgatam valores". (Ricardo Azevedo)

    "Somos aquilo que vamos adquirindo ao longo da vida". (Francisco Gregório Filho)

    Profª Elis Regina Catelani Ferraz
    EMEB Profº Darcy Fontanelly e
    EMEB Julieta Arruda Campos

    Parabéns e obrigado a todos os envolvidos na promoção deste 1º Seminário de leitura e literatura infantil e juvenil. Foi um grande acontecimento e de alta qualidade. Elis.
    Obs: Não tenho um perfil (conta), por isso usei o do meu filho.

    ResponderExcluir