domingo, 6 de fevereiro de 2011

UM SONHO NO SÓTÃO

Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Há dez anos concluía minha primeira graduação. Curso de Letras. Uma aventura àquela altura para um nordestino, como tantos outros nordestinos, retirado aos dois anos de idade sobre um pau-de-arara para, junto com a família, tentar a sorte na cidade grande – e põe grande nisso –, São Paulo.
Com muito esforço e dedicação consegui fazer o curso. Madrugadas a fio estudando – já que durante o dia tinha que trabalhar para ajudar em casa e saldar parte do valor da mensalidade que era complementada pintando painéis para festas infantis, feiras de livros e tudo o mais que aparecesse pela frente.
Com a ajuda de Deus e da minha família – principalmente de minha mãe, Maria, em janeiro de 2000 estava colando grau em um curso superior o primeiro membro de nossa família inteira, tanto da parte de minha mãe quanto da de meu pai.
De lá pra cá nunca mais parei. A pós-graduação e o mestrado foram subsequentes, incluindo, mais recentemente, uma graduação em Artes Visuais.
No final do ano passado uma ideia louca ocorreu-me: prestar novo vestibular para um curso que surgira na cidade e que há muito tempo estava no sótão do meu coração: Arquitetura.
No sótão, mas nem por isso largado, encoberto ou empoeirado. Estava lá porque é um curso razoavelmente caro, universidades públicas distantes de Araçatuba e, como disse, um severino como eu tinha que se colocar em seu devido lugar. Onde já se viu, um nordestino metido a besta, com desejos e sonhos de conquistar o mundo querendo fazer um curso de Arquitetura? Coisa de bacana, de burguesinho, filhinho de papai...
Aí me coloquei em meu lugar. No lugar onde todo ser humano deve estar. Um lugar de sonho e de esperança. Um lugar de fé e de certeza que “em se plantando, tudo dá.”
Durante estes anos todos visitava o sótão constantemente. Limpava meu sonho, conversava com ele, alimentava-o ao andar pelas ruas da minha cidade e de outras tantas nas quais tive oportunidade de pisar, nas revistas especializadas, em minha própria casa, ao construí-la.
“Será que vou conseguir? Já faz tanto tempo que estou longe da matemática, da química, da física... Faz tanto tempo que não leio nada muito mais aprofundado de geografia e história... Acho que vou me expor. Nem precisaria enfrentar outro vestibular, é minha terceira graduação... Tô nem aí, nunca fugi de desafios, mesmo.”
Veio o dia da divulgação dos resultados do vestibular. Tentei buscar minha classificação pela internet, assim poderia encarar com mais tranquilidade qualquer que fosse o resultado. Bobeira, tudo congestionado. Tive que ir presencialmente.
A listagem em ordem alfabética. “Moça, o que significa esse ‘1’ na frente do meu nome?”. A resposta foi antecedida por um sorriso gentil. “É que você passou em primeiro lugar.”
Eu nem podia acreditar no que estava ouvindo. Segundo o próprio Bruno Toledo, que passou de sala em sala cumprimentando a todos os vestibulandos no dia da prova, o maior vestibular da história da Toledo. Depois fiquei sabendo também que o curso de Arquitetura e Urbanismo foi tão concorrido quanto o de Direito, já tradicional na instituição.
Nesta semana as aulas foram iniciadas. Começa aqui uma nova jornada em minha vida que se estenderá pelos próximos cinco anos. Há que se tomar um novo fôlego, há que se entusiasmar com tantas provas, trabalhos, noites a fio novamente...
Mas o que quer dizer isso frente a realização de um sonho?

Antonio Luceni mestre em Letras e escritor, Coordenador Regional da UBE.

14 comentários:

  1. Depois quando me chamam de "puxa" sua...rs...
    Mas fazer o que?

    PARABÉNS!!!

    Sempre...e sempre...e...SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marisa... obrigado você pelo carinho de sempre... e essa amizade é tão sincera que se iniciou comigo e você lá no início de tudo... das vacas magras... Você é uma amizade que faço questão de levar comigo sempre. A admiração é recíproca.

    ResponderExcluir
  3. Querido prof. fico muito contente por você ter conseguido, sei bem o que significa esta posição... mas quem duvidava que não conseguiria?
    Desejo tudo de bom, e boa sorte nesta nova caminhada, saiba que havera muitas pedras no caminho mas, para quem chegou até aqui, isso não significa nada, apenas fazem parte desta linda paisagem que você esta traçando.
    Bjs.


    Rosemary (Artes visuais)

    Birigui

    ResponderExcluir
  4. Oh, Rose... que alegria poder nos comunicarmos de novo. Obrigado pelas gentis palavras e sucesso pra você também.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei até arrepiada com a sua história. Eu estou qse me formando na primeira graduação e tenho sonhos de continuar estudando assim como vc.

    Parabéns e sucesso pra ti, vc merece!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Legal, Beatriz... como diria o outro, "a vida é dura só pra quem é mole". Sucesso nas suas empreitadas também. Bjao

    ResponderExcluir
  7. Grande, Antonio! Eu faço parte de sua história, por isso fico muito orgulhoso de você, amigo. Estou na minha 2ª pós-graduação, pretendo em seguida o meu mestrado como bem você sabe, pois já conversamos bastante sobre isso. Mas avante, irmão! Parar, jamais. Parar é para os fracos, você é forte.
    Abraços.
    Marcelo Moreira Marques

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Marcelo, pelas palavras de incentivo. Você também faz parte de exército de destemidos. Bem me lembro da sua dura decisão, já com família e tudo, de deixar um emprego fixo numa farmácia e se "aventurar" pelos campos da Educação... Brava gente brasileira, a gente, não?!

    Prossigamos...

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela conquista.
    Sucesso nesta nova etapa da sua vida.
    Cinco anos passam rápido. Eu que o diga. Depois do Jornalismo, me aventurei no Direito. Já estou no último ano. Tenho certeza de que você também vencerá. Beijão. Suzy Faria

    ResponderExcluir
  10. Oi Suzy... obrigado pelo incentivo... nos encontraremos pelos corredores da faculdade então neste ano... beijão.

    ResponderExcluir
  11. ANTONIO OBRIGADA PELO CONVITE PARA PARTICIPAR DA COLETANEA ACHO QUE VOU TOPAR. FALO COM VC NA SEXTA NA CASA DAS ROSAS. BESITOS

    ResponderExcluir
  12. LEGAL, SALETE... NOS FALAMOS LÁ ENTÃO, BJOS..

    ResponderExcluir
  13. Antonio outro desafio más para conquistar novos sonhos.
    Fiquei encantado com o relatos na vida universitária e pessoal.
    Parabéns pela o começo da uma historia que acaba de escrever.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado, Hans... são situações que faço questão de compartilhar com as pessoas porque sei que tem muita gente precisando de ESPERANÇA para conseguir o que quer.

    ResponderExcluir