sexta-feira, 5 de agosto de 2011

LER É INTERAGIR COM O MUNDO


Júlia Séccolo

                   Ler é interagir com o mundo. Todo tipo de leitura leva o ser humano a melhorar suas referências culturais e intelectuais. O brasileiro não gosta de ler muito comparado a outros povos.
                  Os recursos tecnológicos vieram facilitar a relação do jovem com o mundo da leitura. Isso é bom porque é o início de um processo de descoberta com caminhos alternativos. Creio que o livro-papel sempre vai existir como recurso saudável, inteligente, imaginativo e companheiro.
                 A leitura nos leva e nos enleva às delícias da imaginação, do sonho, da fantasia. O real coadjuvado com o irreal. Abre portas, possibilita contatos, rupturas, conhecimento, amizade, conceitos, aprendizagem.
                A leitura desenvolve a sensibilidade, aumenta o potencial criativo e cognitivo, ajuda na formação moral do individuo, desvela valores e crenças antes desconhecidos, levanta a auto-estima, enfim, muitas vezes até cura e regenera estados enfermos da alma e do espírito.
               Temos ainda várias segmentações da leitura, que é uma forma de linguagem, e faz parte da comunicação humana. Como nos comunicamos? Fazendo a interação com o outro através da comunicação, que pode ser manifestada de várias formas: linguagem visual, plástica, oral, escrita, virtual, corporal, e outras certamente já atualizadas.
              Então somos emissores e receptores da linguagem que expressa o pensamento humano. Podemos e temos o dom de ler o mundo, ler o outro, e interagir e transformar os conteúdos da linguagem e da expressão comunicativa.
               Seríamos pessoas melhores se fossemos apaixonados pela leitura, seja ela qualquer tipo. Fazemos referência e preferência dos gêneros de conteúdos apresentados nas diversas abordagens da leitura; mas não importa, o que é bom mesmo é caminhar pelos meios virtuais, pelas letras, pelas imagens, cores, pela vida, pelos sabores, pelo encantamento.
              Interagir com o mundo implica em sermos generosos e nos doarmos para o outro e pela causa, compartilhar, conviver, amar, construir, transformar, ser feliz.
              Fazer a ponte, desconstruir espaços e geografias, trazer o tempo, levar a esperança, rir, chorar, acreditar e torna-se melhor, irradiando palavras e ações possíveis de um mundo melhor e de pessoas mais humanizadas.
             Ler então passa a ser uma atitude visceral para construção e desenvolvimento pleno do homem em sua busca por necessidades e qualidade de vida.

Visite o blog de Júlia Sécolo: http://juliacoach.blogspot.com
Visite o blog da autora do texto: 

2 comentários:

  1. LEGAL ESSE ESPAÇO. DIALOGAMOS COM AS LETRAS, COM AS PESSOAS E COM A IMAGINAÇÃO. BEIJO GRANDE TONI.

    ResponderExcluir
  2. LEGAL SUA PARTICIPAÇÃO, TAMBÉM JÚLIA... CONTINUE TRAZENDO SUAS RICAS EXPERIÊNCIAS PARA TODOS NÓS, LEITORES DESTE BLOG.

    ANTONIO

    ResponderExcluir