sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

FORMAÇÃO EM BLOG





Manhã agitada e cheia de troca de informações e conhecimentos na Emeb Mons. Vitor Ribeiro Mazzei, no curso de Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação, com a turma de Atendimento Educacional Especializado - AEE, de Araçatuba/SP.

Não é a primeira vez que tenho oportunidade de trabalhar com esta turma. Já estivemos em outros momentos juntos tratando sobre leitura e literatura infantil e, com o mesmo entusiasmo e energia, discutimos situações importantes e propostas de ação ligadas ao tema.

Essa troca de experiência, dentro de uma aprendizagem colaborativa é, para mim, algo essencial no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem. Não à toa teóricos e pesquisadores da espistemologia declaram ser esta forma uma das mais eficazes em educação.

Como afirmam Piaget e Ausubel, citados por Conceição Ap. Pereira Barbosa e Claudia Ap. Serrano, no artigo "O blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa": "... a aprendizagem é encarada como um processo de armazenamento da informação e condensação em classes mais genéricas de conhecimentos, que são incorporados a uma estrutura do cérebro do indivíduo, de forma que essa informação possa ser manipulada e utilizada no futuro por interagir com conceitos relevantes...".

O uso do blog é um instrumento que, além de estar ligado às novas linguagens dos adolescentes e jovens, forte parceiro para socialização e democratização do saber. Nesse sentido, contribui para que os vários agentes interessados na educação escolar (diretores, professores, alunos, pais e comunidade educativa em geral) possam ter acesso ao que está sendo feito nas escolas, estimulado nas salas de aula etc...

Esperamos que com mais esta formação nossos educadores tenham mais uma ferramenta para obterem êxito em sua jornada educativa.

Para mim, é sempre um prazer e um privilégio estar com este grupo, já que em cada um de nossos encontros saio revigorado e com novas experiências de uma área que ainda tem muito o que fazer e contribuir em nossa educação: inclusão educacional e social.

Antonio Luceni é professor e formador da Secretaria Municipal da Educação de Araçatuba/SP.

6 comentários:

  1. Olá, membro da Cia dos Blogueiros! Passei aqui para avisar que nossa entidade virtual vai realizar o primeiro concurso "Melhores blogs de 2012". Os cinco escolhidos pelos jurados receberão selos de reconhecimento. Pretendemos ainda realizar uma festa para reunir os membros. Você pode ajudar a organizar o evento deixando sugestões em http://goo.gl/naeBH. Em breve, as inscrições serão abertas. Participe!

    ResponderExcluir
  2. Oi Zé Marcos, tudo bem?

    Obrigado pela indicação... sou um membro mais institucional que ativo, não é?! Mas sempre estou acompanhando as notícias no Face, sapeando no blog da Cia. Pode deixar, vou me inscrever e indicar que se escrevam.

    Obrigado,

    Luceni

    ResponderExcluir
  3. Fiquei empolgado em ler sobre os blogs em Araçatuba-SP, porque aqui em José Bonifácio-SP blog é palavra feia.

    Usam os blogs para o lixo da política, inclusive um é anônimo, brigam de foice no escuro.

    Eu tenho alguns blogs que sempre fiz para o mundo, porque assuntos de José Bonifácio-SP uma vez ou outra eu teimo em publicar, mas isso é um risco que corro de ser ridicularizado ou perseguido precisamente porque toco nas feridas do meio ambiente, que pouco é respeitado por aqui.

    Os meus amigos blogueiros e visitantes são de lugares distantes, nunca houve uma crítica ou elogio local sobre algum blog que edito. Sempre o que mais dói:A indiferença...

    Parabens pelo seu blog e ao pessoal de Araçatuba na luta pela educação.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rivaldo... que joia sua participação. Por sorte, em Araçatuba, temos uma série de blogueiros que, inclusive, são coirmãos na ação. Como deve ter lido no comentário de José Marcos Taveira, há uma Cia. de Blogueiros idealizada por ele, além do trabalho que fazemos com blogs educacionais, sob minha responsabilidade na Rede Municipal de Ensino de Araçatuba. Parabéns pelo seu trabalho, ainda que solitário. Obrigado por acompanhar meu blog e fico esperando o endereço do seu para eu acessar. Se precisar da gente, estamos aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Antonio Luceni grato pelo retorno, abaixo estão listados os meus blogs, apesar da pouca visita os ALDEIA MUNDUS são o que mais repercutem, basta consultar no GOOGLE.
      O primeiro Aldeia Mundus em fiz na ZIP.NET que está na rede desde o ano 2007,mas por causa do pouco recurso que oferece inicei o segundo Aldeia mundus na blogspot. Não pude excluir o da ZIP.NET porque está em vários links no Brasil e exterior, além de constar no site do Ministério Meio Ambiente. Assim vou eu...O tempo é curto, mas satisfação é maior.


      Blogs diversos:
      http://painel-mundus777.blogspot.com
      http://aldeia-mundus777.blogspot.com
      http://aldeia.mundus.zip.net
      http://sintonia777.zip.net
      http://montanhas-azuis-777.blogspot.com

      Blogs de Religião:
      http://caminho-franciscano.blogspot.com
      http://caminho.perfeito.zip.net
      http://anunciar-evangelion.blogspot.com
      http://mestre.jesus-bom.pastor.zip.net
      http://comunidade-redilbompastor.blogspot.com
      http://carisma.franciscano.zip.net

      Orações:
      http://caminho.perfeito.oracoes.zip.net

      Excluir
  5. Legal, Rivaldo... vou acessá-los. Abraços,

    ResponderExcluir