domingo, 17 de outubro de 2010

ARAÇATUBA LEITORA


“Ler é muito mais do que decifrar palavras...”. É assim que começa o poema “Aula de leitura” do escritor Ricardo Azevedo.
Paulo Freire, renomado e importante educador brasileiro, também fez essa reflexão por meio de vários textos, sugerindo que somente lemos quando nossa leitura é algo maior, é a “leitura de mundo”.
Todos os dias e em todos os momentos estamos submetidos a ler. Procure observar tudo que está à sua volta: as pessoas, as coisas, as propagandas, os livros, a internet, o céu (será que vai chover?)... Verifique como seu marido, mulher, filho, pai ou mãe chegam do serviço ou da escola. Será que é hora de pedir alguma coisa pra ele ou ela? Ou é melhor deixar para mais tarde?
É por essa razão que a leitura e tão importante em nossas vidas. É por meio dela que nos relacionamos com as demais pessoas. É partir dela que entramos em contato com conhecimentos e vivências que certamente seria muito difícil (em alguns casos, impossível) não fosse pela leitura.
Hoje é o primeiro dia de outros quatro que se seguem do 1º Seminário de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Araçatuba Leitora”, organizado pela Secretaria Municipal da Educação e sob minha coordenação.
Serão dias de importantes discussões e reflexões (que virarão ações nas práticas das centenas de profissionais de nosso Sistema de Ensino) com o que há de melhor nessas áreas.
A palestra de logo mais à noite, na UNIP, é com o escritor Ricardo Azevedo, doutor pela USP e ganhador de diversos prêmios importantes de literatura, entre os quais vários Jabutis.
Amanhã é a vez do Grupo de Estudo em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Secretaria Municipal da Educação de Araçatuba, representado pelas professoras Maria Lúcia Terra, Cristiane Bissaro, Marister Falleiros, Patrícia Cardoso Soares, Nara Leda Franco e por mim, no auditório do SENAC, a partir das 19h30min.
Na quinta-feira é a vez do escritor, contador de histórias e Secretário da Leitura (imaginem só, já há no Brasil uma Secretaria da Leitura) de Nova Friburgo/RJ. Uma figuraça que tive o privilégio de conhecer num congresso internacional de leitura em Porto Alegre. Certamente, assim como eu, quem estiver presente vai se encantar com ele.
Na sexta-feira é a vez do professor doutor, e também escritor, Ezequiel Theodoro da Silva, da Unicamp. Um dos fundadores do COLE (Congresso de Leitura da Unicamp) que já está em sua 18ª edição. Também na UNIP, à noite.
Para encerrar o Seminário, no sábado pela manhã, UNIP, a professora doutora Renata Junqueira de Souza do Centro de Pesquisa em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Unesp/Presidente Prudente ministrará uma palestra que discutirá a leitura e a literatura no Ensino Infantil e Fundamental, além das oficinas pedagógicas que serão realizadas por profissionais da Rede.
Gostaria de agradecer publicamente ao prefeito Cido Sério e à Secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, por serem sensíveis ao tema e proporcionado esse momento tão rico e importante para os profissionais do Sistema Municipal de Ensino.

Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE, e diretor do Núcleo UBE Araçatuba e região.

Um comentário:

  1. Enriquecer o intelecto faz parte do cotidiano de um professor, com o Seminário promovido este ano pude aperfeiçoar e aprimorar meu conhecimentos. As palestras foram de grande valia principalmente a do Ezequiel Theodoro da Silva, que empolgou a todos com sua didática tão dinâmica e contagiante. Não posso deixar de mencionar a oficina nº 13 tão bem apresentada inclusive com material para manusear, compartilhar a atividade e levar para a UE como modelo para mostra. Parabéns pelo belo trabalho!
    Professora Hedeli Nalão Martin – EMEB Profª. Anna dos Santos de Barros

    ResponderExcluir