segunda-feira, 14 de junho de 2010

II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil


Recentemente partipei, representando Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal da Educação, do II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, ocorrido na Pontifícia Universidade Católica - PUC de Porto Alegre/RS.
Na ocasião, foi proferida palestra do Prof. Emmanuel Fresse da Sorbone, Paris/FR. (na foto ao lado, comigo). O tema geral foi "A literatura e a tecnologia: leitores plurais ou pós-leitores?". Entre as muitas atividades ocorridas no referido congresso, tivemos: várias mesas de debate, grupos de trabalho e apresentações de comunicações e simpósios, tutoriais e um curso paralelo ministrado pelo Prof. Fresse a um grupo restrito a quinze participantes, dentre os quais fui um deles.
Foi realmente muito rico o encontro, as várias discussões e contatos feitos, as várias experiências trazidas dos 08 países presentes no congresso, além das experiêncais deixadas por profissionais de várias partes do Brasil.
Tive também o privilégio de conhecer o contador de histórias e encantador de pessoas, Francisco Gregório Filho. Uma figura carismática que por onde passa deixa seu rastro de carismo, de histórias, de vivências mil com o texto literário e a própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário