sábado, 7 de janeiro de 2012

Antonio Gaudí - um mestre na arquitetura da vida

Por Antonio Luceni


Como gosto de aprender com as pessoas!
Quanto aprendo com os livros!

Com as pessoas o aprendizado é mais instantâneo, fico mais com o substrato. E isso é bom. Mas sinto falta dos detalhes depois. Sinto falta das entonações dadas às palavras, das palavras repetidas que servem como remédio para lembrança, dos gestos e tudo o mais. Sinto falta também de poder retomar tudo aquilo literalmente, da forma como foi dito.

Já com os livros, o substrato da leitura fica ao fechar a última capa, no virar da última página também. E sempre que preciso retorno aos ensinamentos, às palavras ditas tim-tim por tim-tim. Saio do livro como alguém que acaba de sair do banho: refrescado, limpo, com uma sensação de bem-estar que só sabe quem gosta de tomar banho.

Acabei de ler um livro de arquitetura, sob o título "Conversas com Gaudí", de Cesar martinell Brunet, editora Perspectiva, que me fez ter a sensação de bem-estar descrita acima. Um livro não muito extenso, pouco mais de duzentas páginas, de fácil leitura, já que se trata de relatos entre o autor e o referido arquiteto, mas de uma intensidade ímpar. Muito do pensamento, das percepções e concepções de história, filosofia, religião, arte, ética, política e, claro, arquitetura de dom Antonio - como é tratado pelo autor - está presente no livro.

Para cada capítulo escrito, dezoito no total, são merecidas paradas e reflexões. É importante também que a leitura (ou as releituras, com certeza necessárias) seja feita com um livro de história da arte ou arquitetura, ou mesmo diante de um computador com internet para que termos e citações de obras e elementos arquitetônicos - ou mesmo personagens históricos - sejam vistos, lidos e observados para que a compreensão do texto se dê por completo.

Fica aí a leitura recomendada. E acredite: as sábias reflexões e colocações do mestre catalão valem não somente para os estudantes de arquitetura ou arquitetos, mas para os interessados em perceber melhor o meio em que vivem, o nascimento de ideias e propostas interessantes, tal qual exemplificadas por Gaudí, que "valem como carvalhos, com todo seu vigor e imponência diante do processo pelo qual passam para serem o que são".

APROVEITE E LEIA TAMBÉM:


O livro: "Antoni Gaudí - vol. 4 - Coleção Grandes Mestres da Arquitetura" - Folha de S. Paulo - 2011.

O livro traz um panorama biográfico e das principais obras do arquiteto, exemplificadas com várias fotos e cronologia dos principais acontecimentos da vida do artista, além de fragmentos do repertório intelectual e cultural gaudiniano.

Um comentário: