sexta-feira, 13 de maio de 2011

ABALOU VOCÊ?

ABALOU VOCÊ?
Roberta Caetano


Acontecimentos importantes ocorreram de uns dias para cá. Fatos que abalaram o mundo. Dois deles chamaram bastante à atenção. Incontáveis pessoas queriam acompanhar o casamento real do príncipe William e de Kate Middleton. Havia um milhão de pessoas nas ruas de Londres e dois bilhões de telespectadores para presenciarem a união que promete revitalizar a monarquia britânica.

Carruagem, palácio, conversível, desfile de celebridades e membros da realeza fizeram parte deste cenário luxuoso. Réplicas do anel de Lady Catherine foram reproduzidas e serão vendidas por um preço irrisório. Como sempre, a moda ditando as atitudes das pessoas. O clima contagiante retoma nas mulheres o desejo de se tornarem ou, pelo menos, de se sentirem verdadeiras princesas. Até mesmos os comentários e bate papos no facebook retomam a temática: Sapo ou príncipe?

Porém, em meio a pompas e holofotes, estoura a bomba, ou melhor, desta vez a notícia e da década: Bin Laden Morreu. A morte do líder terrorista da rede Al-Qaeda transfere o foco dos meios de comunicação. Curiosamente, dez anos e dez dias após a catástrofe das Torres gêmeas, é encontrado morto com um tiro na cabeça e outro no peito, aquele que é tido como o maior inimigo dos americanos, os quais festejam nas ruas de diversas partes do país, não o casamento real, mas o sepultamento de Osama Bin Laden no mar da Arábia.

Enquanto os ingleses comemoram a popularidade da agora duquesa de Cambridge, cresce no mundo a popularidade do presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Por favor, não confunda, Osama com Obama, nem Lady Kate com Lady Gaga, ops... Qual é mesmo o nome daquela personagem do programa humorístico Zorra total?

Enfim, enquanto isso, no país do futebol, após o frêmito do requintado casamento e o estrondo da morte almejada, brasileiros voltam a se concentrar nos resultados finais dos campeonatos futebolísticos, mas, deixarei isso para outra ocasião, pois afinal, o meu “novo encantado” não surgiu, Bin Laden morreu e o meu time perdeu.
Afffff.
 
Roberta Caetano é professora de Língua Portuguesa e Coordenadora junto à Secretaria Municipal da Educação de Araçatuba/SP. Colaboradora deste blog.



4 comentários:

  1. Ro, realmente é real seu texto, mas o encantado ainda é sapo pq não conseguiu ainda, ver em você a princesa que és... Parabéns amiga, você me encantou mais uma vez. Agora quanto ao time, até domingo sou Santoooss, kkk, bjs.Keila

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Roberta!!!! Gostei da sua crônica. Aliás, crônica também é uma arte!!! e conciliar arte e a sua forma artística está ligada à forma jornalística, assim como o seu conteúdo, humano, filosófico, poético, humorístico, pitoresco, deve ser ao mesmo tempo matéria de jornal... Quando vou ver outro texto seu pra começar... na Folha da Região?? Saudades, bjus

    ResponderExcluir
  3. *falei pra começar...na Folha da Região, mas pensa The New York Times!!! uhulll!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!!! Você é genial, sabe como ninguém encantar e alegrar com seus textos brindar-nos com fatos jornalítico que nos reporte a uma reflexão filosófica mas com humor. Você sabe brincar com as palavras de maneira a nos encantar.
    Beijos,
    Elaine.

    ResponderExcluir