sábado, 28 de maio de 2011

SUPER


Roberta Caetano

          Brad Pitt e Angelina Jolie, o famoso casal de astros de Hollywood, procura uma babá para um de seus seis filhos. Na verdade, eles procuram “a babá”. Fato curioso é que o casal anuncia abertamente a todas as interessadas em preencher esta vaga, mas é necessário dotar de alguns requisitos “básicos”...  Disponibilidade em tempo integral; gostar de viajar e possuir duas habilidades específicas: falar no mínimo duas línguas e ser formada em educação. Uau! Como dizem as manchetes: “A família Pitt-Jolie procura uma super Nanny”. Enfim, pretende pagar mensalmente a essa profissional uma quantia de R$19,5mil.
           Olhando para as vantagens, seria maravilhoso receber um salário deste; conhecer lugares interessantes como Califórnia, New Orleans, o sul da França; ver de perto cenas de filmagens dos filmes americanos; alimentar-se muito bem, sem contar no “colírio” diário...  Temo que algumas colegas queiram concorrer a essa vaga tão cobiçada.
No entanto, a exigência quanto ao idioma é que um deles seja o que a criança fala em seu país natal. A questão é que um filho é cambojano, outro é vietnamita e outro é amárito, idioma oficial da Etiópia. O casal se justifica dizendo que querem o melhor para os seus filhos.
Após esta notícia, não sei tudo o que se passou em sua mente. Se você é mãe ou pai, talvez desejou também poder oferecer a seus filhos a companhia de uma super babá, principalmente por causa deste mundo tão turbulento, você se tranquilizaria em deixar seus filhos com uma exímia profissional. Se você é professor (a), talvez pensou o tanto que estuda e adquire diplomas e certificados, preparando-se sempre para oferecer aos seus alunos uma educação de qualidade e como consequência pensou o quanto gostaria de ser melhor remunerado. Se você é solteiro (a), talvez se seduziu com a vida diferente que teria, inebriou-se em imaginar conhecer pessoas famosas e belos lugares.
Ou então, você deve estar pensando: “Para que me serve este assunto em questão?” A resposta realmente está em sua, em nossa própria maneira de visualizar as “coisas” deste mundo. O segredo está muito além do que pensamos, o segredo está em como agimos diante de tudo o que nos acontece.
Não olhe para os fatos com apenas insatisfação, indignação, murmuração, mas aja com sabedoria diante de tudo o que te provoca estes sintomas. Sábias são as palavras de Jesus, que nos diz sim para não nos conformarmos com este mundo, mas, concomitantemente, nos ordena a transformá-lo com o nosso entendimento. Busque o possível e para Deus, deixe-o fazer o impossível. Se você não se conforma com algumas coisas, contribua para que elas se tornem melhores. 
Transformemos os lugares por onde passarmos em momentos melhores de se viver! Por que não tentarmos ser uma super mãe, esposa, filha, irmã, amiga, colega de trabalho, profissional? Embora sabemos que não é fácil, a vida é um constante desafio, não é mesmo? Ser super não é a utopia de ser uma pessoa perfeita. Ser super é tentarmos ser especial! Não desejamos conviver com pessoas super? Que comece em nós o que queremos em nosso próximo.  
Bem, voltando ao assunto, alguém sabe se o casal já encontrou a babá super?

4 comentários:

  1. Muito bom texto, Roberta... queria falar cambojano!! Existe essa língua?!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, sua opinião é essencial!
    Segundo o dicionário Aurélio, CAMBOJANO é a língua da família austro-asiática, língua oficial do Camboja; além do próprio habitante do Camboja.
    A propósito, o outro idioma é AMÁRICO e não amárito. "SORRY".

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! Tenho que dizer: Essa é minha "mana". Orgulho literário da família! Bjs. Renata Caetano

    ResponderExcluir
  4. Excelente!!!!!! Além de ser uma super escritora, és uma super amiga,companheira de trabalho e uma super nora!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir