sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Intercâmbio literário

"Filho de branco e do preto correndo pela estrada atrás de passarinho, pela plantação a dentro, crescendo os dois meninos sempre pequeninos..."

Milton Nascimento e Belmondo

(e/d) Clara Beatriz, Franciele, Yago e Maria Eduarda

Estudantes do bairro rural Água Limpa apresentam projeto literário na VII Feira do Livro do CNSA

Araçatuba 23.09.11

A tarde do dia 22 de setembro, ontem, foi de grande troca de experiência entre estudantes do Ciclo I do Ensino Fundamental das escolas "Prof. Fernando Gomes de Castro" (Sistema Municipal de Ensino de Araçatuba) e do "Colégio Nossa Senhora Aparecida" (Escola da Rede Particular de Ensino da mesma cidade).

Sob convite dos organizadores da Feira, quatro alunos da escola "Fernando Gomes de Castro"- Clara Beatriz, Yago, Franciele e Maria Eduarda - representaram as turmas do 4º ano e 4ª série da referida escola na apresentação do projeto de criação literária e ilustração desenvolvido no primeiro semestre de 2011, que culminou com a "publicação" do livro "Nossos nós de cada dia".

A aluna Clara Beatriz relatou as várias etapas passadas e vivenciadas por eles na elaboração do livro - leitura de antologia selecionada de acordo com o tema de interesse (nós), dinâmicas e atividades de vivência em grupo a fim de perceber os vários tipos de nós existentes em nossas vidas, audição de músicas e declamação de poemas temáticos (A agulha e a linha, de Machado de Assis e o Laço e o abraço, de Mário Quintana, Nave terra, de Rita Lee etc...), além da produção coletiva do texto literário e da oficina de ilustração.

A grande ênfase foi para o dia do lançamento, onde até o prefeito da cidade, Cido Sério, e a secretária municipal da educação, Beatriz Soares Nogueira, estiveram presente. Sem contar, é claro, na alegria da presença dos familiares e o orgulho dos filhos na condição de escritores mirins.

A equipe do Colégio Nossa Senhora Aparecida (coordenadoras e professoras) recebeu de forma bastante calorosa os representantes da EMEB Fernando Gomes de Castro que, além dos alunos, estava representada pela Diretora, Nara Leda Franco, pela professora das turmas, Carlinda, pela mãe de alunos da escola, Luciana, e pelo professor Antonio Luceni, colaborador do projeto, representante da Secretaria Municipal da Educação.

Durante a apresentação do projeto, os alunos do Colégio Nossa Senhora Aparecida interferiram grandemente, fazendo perguntas, partilhando de experiências de leitura, trocando impressões com os alunos-escritores de Água Limpa.

Foi uma experiência, segundo as próprias crianças envolvidas, muito rica e inesquecível. Todos saíram do encontro bastante entusiasmados, inclusive com o convite para que os alunos do Colégio Nossa Senhora Aparecida fossem também levar alguma experiência interessante e fazer uma visita na EMEB Fernando Gomes de Castro.

O momento foi finalizado com a visitação dos estudantes da Água Limpa nas salas temáticas da Feira e, por último, com um delicioso lanche coletivo.

Equipe escolar de Água Limpa (e/d) Profa. Nara (Diretora), Clara Beatriz, Franciele, Yago e Maria Eduarda (alunos), Luciana (mãe de aluno) e Profa. Carlinda.

Prof. Antonio Luceni (representante da SME) faz abertura do momento

Clara Beatriz apresenta o projeto de literatura desenvolvido pelas turmas da
EMEB Fernando Gomes de Castro, Água Limpa.

A apresentação foi costurada com intervenções das crianças presentes.

As alunas Clara Beatriz e Franciele mostram as ilustrações
originais que compuseram o livro "Nossos nós de cada dia".

O aluno Yago faz a leitura de um dos textos utlizados ao longo do projeto.

A aluna Maria Eduarda faz a leitura poética de "O laço e o abraço", de Mário Quintana.


O apólogo "A agulha e a linha", de Machado de Assis,
é interpretado pelo grupo para os alunos do CSNA.

Os alunos do CNSA interagem o tempo todo com perguntas,
troca de experiências e informações sobre o que está sendo discutido pelo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário