![]() |
* Jornalista e escritor |

A Virada Cultural Paulista já está consolidada em todo o estado. Verdade é que, por conta disso, tem gente querendo criar lei para que ela não saia mais da programação fixa cultural em todo o estado de São Paulo.
Por Araçatuba, passaram nomes importantes como Toquinho, Danilo Caymmi, Maria Alcina, Leci Brandão, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Ultraje a rigor, Pity, Luiz Melodia, João Donato, entre tantos outros de expressão nacional e internacional, de gêneros e camadas sociais diversas na área musical, mas também nas artes plásticas, teatro e cinema.
O próximo fim de semana, 25 e 26, abrirá novo palco para atrações como o Circo Nosotros, Bruno Carvalho, 5 a Seco, Lume Teatro, The “Amy Live’s” Project, Cia. Do Fubá, Vollatille Luz, Coletivo Amarelo Croata, Noel Andrade, Marcelo Jeneci, Gu Fernandes, Luiza Possi, Negra Li e Almir Sater, entre outros.
Teremos os teatros e praças de nossa cidade invadidos por programações de qualidade, de uma dinâmica a que as cidades do interior não estão muito acostumadas. Afinal, a vida cultural em nosso município ainda é pouco movimentada. É verdade que temos melhorado, mas há longo caminho para percorrer.
Tive o privilégio de fazer parte da equipe que implantou a Virada Cultural em Araçatuba, quando Diretor de Cultura. Uma loucura atender toda a estrutura solicitada e pedidos dos mais diversos por parte dos artistas que aqui se apresentaram. Afinal, estrela é estrela em qualquer canto do País. Não tínhamos vivenciado, ainda, em toda região, um projeto da iniciativa pública que alterasse tanto a dinâmica de nossa cidade.
Era maravilhoso ver o vaivém de famílias inteiras, adolescentes e jovens das mais diferentes “tribos” correndo pra lá e pra cá, em busca de aproveitar ao máximo a programação dos shows.
Depois dessa primeira experiência, pudemos vê-la continuando, sendo repetida com igual sucesso e, o melhor, sendo sedimentada, com visitantes das cidades vizinhas se deslocando em caravana para cá para, também, usufruírem do evento.
É mais um exemplo que o povo gosta de arte e de cultura; que por meio das linguagens artísticas podemos propor um jeito melhor de viver socialmente e expandir relações, estreitar laços, povoar equipamentos vários, ainda que de madrugada...
É mais um exemplo que o povo gosta de arte e de cultura; que por meio das linguagens artísticas podemos propor um jeito melhor de viver socialmente e expandir relações, estreitar laços, povoar equipamentos vários, ainda que de madrugada...
Portanto, tirem as blusas de frio do armário, durmam um pouquinho mais durante o dia no sábado e se preparem para viver doze horas seguidas de muita animação, cultura e arte.
Sejam bem-vindos a mais uma edição da Virada Cultural Paulista!
Nenhum comentário:
Postar um comentário