terça-feira, 1 de outubro de 2013

Tião Carreiro - o Rei do Pagode

*Jornalista e escritor

José Dia Nunes, nome de batismo de Tião Carreiro, nasceu em Minas Gerais e, caso estivesse vivo, completaria, em dezembro, 79 anos. Autodidata em música e na escrita, é o fundador do estilo denominado por Teo Azevedo como “Pagode Caipira”, uma mistura de “Coco Nordestino” com “Calango de Roda”,  e, com seus ponteados, tornaram-no famoso no mundo todo. Compôs centenas de canções que tratam da vida cotidiana, de amores bem e mal resolvidos, de saudades, partidas e chegadas, do povo simples, da vida bucólica do campo, das espertezas e maldades humanas.


Por onde quer que se fale ou entoe música sertaneja raiz, Tião Carreiro é reverenciado. Músicos e duplas sertanejas do passado e do presente têm em Tião Carreiro a grande referência de composição, de arranjos, estilo de tocar e cantar música raiz. Canções como “Pagode em Brasília”, em parceria com Pardinho, seu principal parceiro de composição e cantoria, é tão importante na música raiz quanto o é “Chega de Saudade”, de Tom Jobim, para a Bossa Nova.

Quem não se lembra de “Cabelo loiro”, por exemplo (Cabelo loiro vai lá em casa passear / Vai, vai cabelo loiro vai cabar de me matar); ou de “Bandeira Branca” (Eu nunca vi um goiano por paixão bebê veneno/ nunca vi um fazendeiro andá em cavalo que manca/ pra fecha boca de sogra não vi chave não via tranca/ Pra terminá o meu pagode, vou falar botando banca/ Quero ver meus inimigos levantar bandeira branca!), ou ainda “Chora Viola” (Eu não caio do cavalo nem do burro e nem do galho/ Ganho dinheiro cantando a viola é meu trabalho/ No lugar onde tem seca eu de sede lá não caio/ Levanto de madrugada e bebo pingo de orvalho), ou “Felicidade” (Felicidade, oh! Felicidade/ Tão pouco tempo você durô/ Eu vivo agora curtindo a saudade/ Veio a tristeza e comigo ficô)?

Araçatuba teve o privilégio de acolher este filho do Brasil a partir de sua juventude, e também foi em nossa cidade que Tião Carreiro encontrou seu grande amor, Nair Avanço, e teve sua única filha, Alex Marli Dias, as quais tive o privilégio de conhecer, quando da realização da 1ª Semana Tião Carreiro, que ajudei a formatar e a realizar, ainda enquanto Diretor do Departamento de Cultura de Araçatuba. Também foi em nossa gestão frente à Secretaria Municipal de Cultura que criamos o Museu Tião Carreiro, traduzindo, de vez, a relevância e respeito que temos por tal figura do cancioneiro nacional.

O carinho de Tião Carreiro por nossa terra se mistura à sua produção musical, como facilmente pode ser observado na canção “Filho de Araçatuba” (A sina de um cantedô/ É somente Deus quem dá/ Não adianta forçá o peito/ Quem não nasceu pra cantá/ Eu canto sem fazer força/ Minha vois é naturá/ Sou filho de Araçatuba/ Quero ver quem me derrubá/ No torneio que eu entrá).

De hoje até dia 6, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Cultura, realiza a 7ª Semana Tião Carreiro, com uma programação diversificada, com dança catira, apresentação duplas de música raiz, cavalgada e queima do alho. Vamos todos comemorar este que é, sem dúvida alguma, um dos mais importantes nomes da Música Popular Brasileira.

Link com entrevista com D. Nair Avanço e lançamento do Museu Tião Carreiro em Araçatuba:

Nenhum comentário:

Postar um comentário