terça-feira, 23 de julho de 2013

LETRAS E COMPANHIA

*Jornalista e escritor
Desde o início deste mês venho tratando sobre atividades culturais presentes em Araçatuba e região, como forma de sugerir uma “movimentação” no cérebro ao longo deste período de férias.

Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
Na semana passada, sugeri um roteiro de visitas pelos museus de Araçatuba. Hoje, gostaria de tratar um pouco sobre os espaços de literatura de nossa cidade. Vamos começar pela Biblioteca Municipal “Rubens do Amaral”, um de meus espaços prediletos. Lá, a gente pode encontrar um acervo bem bacana composto por exemplares da literatura universal – brasileira e estrangeira, livros didáticos, histórias em quadrinhos e outros. Há, inclusive, uma seção dedicada exclusivamente às crianças e adolescentes, com espaço ambientado por cenários e móveis coloridos que atraem ainda mais o leitor para os livros. Ela funciona de segunda a sexta, das oito às dezessete horas e aos sábados das oito ao meio dia. Mais informações pelo telefone: (18) 3622 5559.

Academia Araçatubense de Letras
Um outro espaço bastante bacana, dedicado à divulgação das letras e da literatura no município de Araçatuba é a Academia Araçatubense de Letras – AAL. O diálogo com o público em geral acontece de diferentes formas, entre os quais com a promoção de concursos literários – como o Concurso de Poesia Osmair Zanardi, o Concurso Estudantil de Poesia, o Concurso de Literatura Infantil “Adriana Guimarães” e outros, além de palestras e encontros com interessados em leitura e escrita, por meio do Grupo Experimental. Aliás, está por vir aí um sarau muito bacana, homenageando o poeta Manuel Bandeira, com entrada franca, no teatro Castro Alves, no dia 9 de agosto. Quem se interessar pode obter mais informações pelo telefone: (18) 3624 7638.


Ainda recente em Araçatuba, mas das mais antigas no Brasil, está a União Brasileira de Escritores – UBE. O Núcleo da UBE para Araçatuba e região foi implantado pouco mais de dois anos e participa ativamente de atividades e ações no município, incluindo palestras, encontros entre escritores associados, organização de livros, além de promover, desde sua fundação, o Encontro Regional de Escritores, com lançamentos de livros, palestras, workshops, entre outros. Para mais informações entre em contato via e-mail: aluceni@hotmail.com.

Gostaria de citar, ainda, a presença das livrarias que, apesar de não estarem exclusivamente ligadas ao comércio de livros, não deixam de ser também espaços que viabilizam nosso acesso a eles. Aí nós temos várias, entre as quais a Livraria Educação e Cultura – MEC (18-3621 0472), Livraria Nobel (18-3301 4053), Claudilivros (18-36231460), Livraria dos Amigos (18-3623 1246), Livraria Novos Papéis (18-3608 5060), entre outras.

Bom, é isso. Boa leitura e até a próxima, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário