quinta-feira, 4 de julho de 2013

YEDA BENANTE

*Artista plástica e contadora de histórias
Ela é advogada, formada em Direito e Pedagoga, atuante como Diretora do Sistema Municipal de Ensino de Araçatuba, com pós-graduação em Educação Infantil. Mas o que mais gosta mesmo é de pintar. Tanto que, após tantos anos à espera, graduou-se em Artes Visuais este ano, pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES. 

Tem vasta produção em pintura, sendo catalogada pela Instituição de Artes Júlio Louzada e pela  aleria de Artes Malli Vilas Boas, São Paulo. Mantém ateliê que leva seu nome, produzindo obras sob encomenda e ministrando aulas de arte para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

São vários os artistas renomados pelos quais tem admiração e que a influenciaram, de algum modo, em sua pintura, entre eles Vincent Van Gogh, Paul Gauguim e, de forma profunda, Claude Monet. Sobre este último, já produziu uma série de trabalho com temática e estilo correlatos aos do artista e confidencia: “Um dos meus sonhos é estar na casa de Monet, que serviu de inspiração para tantas obras suas”.

Participou de várias atividades culturais, entre as quais produção artística em vários anos para o Desfile de Aniversário da cidade pela Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba; Exposição individual de óleo sobre tela no evento “Prêmio Tropical FM aos Destaques do ano”, na cidade de Birigui-SP; Projeto de artes sobre Romero Britto, sob sua coordenação e supervisão, envolvendo a escola em que atua como diretora, com exposição no “Espaço Municipal Cultural Ferroviário” da Prefeitura; Pintura dos muros da escola, com o “Projeto de Arte - Romero Britto”, envolvendo os professores e alunos; Exposição  Individual com 25 trabalhos “As quatro Estações”, no Saguão da Biblioteca Municipal “Rubens do Amaral”, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba;  Exposição Individual com 21 trabalhos “Meus Favoritos”; Exposição individual de óleo sobre tela no evento “Prêmio Tropical FM aos Destaques do ano”, na cidade de Birigui/SP; Palestra na Universidade Toledo sobre Arte-Educação, ministrada às alunas do último ano de Pedagogia; Oficina de Artes e Literatura, ministrada na Universidade Paulista: “A importância das ilustrações na Literatura Infantil”; Exposição coletiva, em São Paulo, no Restaurante Kabuki “Integração Artística”; Exposição coletiva “Nos Jardins de Monet”, no espaço de Educação SABINA, em São Bernardo do Campo/SP; Exposição coletiva no MAAP, Mapa Cultural Paulista, em Araçatuba/SP, entre outras.






Para Yeda, a Arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura por meio de alguns valores estéticos como beleza, harmonia, equilíbrio etc. E também a partir de várias expressões artísticas, como a pintura, a escultura, o cinema, o teatro, a música e a dança.
“Desde que o homem existe sobre a Terra se expressa por meio da arte, que foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade. Tudo pode ser dito a partir da arte. Para muitas pessoas, a arte também serve como terapia, pois mexe com o íntimo, dando prazer, entretende, aliviando as tensões etc. Ela funciona, nesse caso, como uma formação de distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade”, explica a artista.

Ela também lembra que quanto mais um país é evoluído, mais as formas artísticas são prestigiadas e, por conseguinte, seus artistas também. “A arte nos países de primeiro mundo não são vistas como algo desnecessário ou mesmo ‘bonitinho’. Ao contrário disso, são entendidas como algo resultante do pensar e do exercício da criatividade e inventividade humanas”, enfatiza Yeda Benante.

No Brasil há ainda muito o que se fazer, estamos caminhando em uma cultura de evolução, as artes  plásticas, ainda, são restritas uma camada social mais elevada. Aos poucos, com a valorização dessa área do conhecimento nas escolas  vamos estimular  em nossos alunos a sua importância, principalmente por aprender a valorizar o pensamento e a produção artística do outro, como meio de expressão individual.


As Artes plásticas, em Araçatuba e região, estão começando a engatinhar; ainda falta muito, como a conscientização da população e sua participação efetiva em eventos da cidade. Para que o cenário negativo mude “é preciso empenho de todas as partes, desde as escolas, comunidades, mídia, para que a conscientização e a produção artística seja contemplada e apreciada por todos”, sentencia a artista.

O mundo precisa de Arte porque a arte é inerente ao homem; ele precisa dela para diversas funções, como meio de expressão, como forma de mostrar sua cultura às outras culturas, como maneira de chamar a atenção, como protesto, para embelezar o mundo etc. Também há a arte utilitária, e até a “arte da cura”.

A arte para Yeda Benante expressa o seu estado de espírito, a sua forma de ver a natureza. A artista tem verdadeiro apreço pelas cores fortes e a observação de tudo que é da natureza; procura analisá-la e fazer a sua intervenção a partir de policromias. Não vive da Arte, mas vive por ela. Por enquanto funciona mais como um hobby, e a vontade de incutir nas pessoas as maravilhas desse mundo. Gosta muito de trabalhar com as crianças, que ainda não têm uma visão estereotipada; ver seus rostos inocentes descobrindo as possibilidades, é fantástico.

Divulga sua Arte entre os amigos, mostras, em suas aulas no ateliê, nas mídias da internet, panfletos, participações em exposições particulares e públicas, concursos institucionais etc.

É isso. Espero que, como eu, tenham gostado dessa maravilhosa artista.

Até semana que vem.

Um comentário:

  1. PARABÉNS À ARTISTA YEDA, EU A CONHEÇO MAS COMO DIRETORA DE ESCOLA, NÃO SABIA DESTE GRANDIOSO TALENTO QUE ESSA PESSOA MARAVILHOSA TEM, ESTOU MARAVILHADA EM VER ESSAS PINTURAS.

    ResponderExcluir