domingo, 21 de junho de 2009

ANO NOVO, VIDA NOVA?


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

É, mais um ano se foi e com ele metas atingidas, planos frustrados, sonhos recalcados, amigos feitos e outros desfeitos, gente nascendo, gente partindo, idas e vindas, reviravoltas... Esse dinamismo da vida me encanta...
Ano novo. Vida nova? Vamos ver:
I) Aposto que você fez promessa para emagrecer novamente, não é mesmo? Disse somente esperar terminarem as festas. Afinal, quem resiste tantas delícias culinárias ao mesmo tempo?
II) Também acho que gastou o 13º e agora vai ficar descabelando para pagar os impostos de início de ano, renegociando a dívida da escola dos filhos e reparcelando o cartão de crédito e o cheque especial.
III) Tá dando graças a Deus por que os parentes chatos estão indo embora, não é mesmo? Não aguentava mais fazer tanta sala?
IV) Deu bafão e pagou mico nas confraternizações do serviço e agora vai ter que suportar os colegas pegando no seu pé o ano inteiro?
V) Ainda está comendo sobras do peru de natal? Sempre tem alguém ensinando um prato horrível com aspecto pior ainda só pra não ter que jogá-lo no lixo. Por que então não o dividiu com alguém na ceia natalina?
VI) Aposto que já está fazendo projeções para o presente ano que, no fundo, bem sabe que não tem energia para cumpri-las? Então, sugiro que seja mais honesto com você mesmo e estabeleça algo que está a fim de fazer. Assim, não vai se frustrar nem dar lado para que seus inimigos zombem de você.
Carpe diem! Aproveite cada dia do ano da melhor forma possível. Afinal, como diz um sábio ditado chinês, uma jornada sempre começa pelo primeiro passo.
Ano novo? É verdade. Vida nova? Não sei... desde que o mundo existe é sempre assim!

Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores - UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário