domingo, 21 de junho de 2009

DO TAMANHO DE UM ELEFANTE!


Antonio Luceni
aluceni@terra.com.br




Meu primeiro contato com os Alvim aconteceu no livro “Os cem melhores poemas brasileiros do século”, organizado por Ítalo Moriconi, editora Objetiva, com um poema de Maria Ângela Alvim, que me atraiu muito pela qualidade, objetividade e singeleza contidos no texto.
Qual foi minha surpresa, assim que entrei no mestrado meu orientador, professor José Batista de Sales, sugeriu-me pesquisá-la mais profundamente, reunindo a fortuna crítica existente da poeta. Eu aceitei.
De início, muito arenoso e um tanto quanto desestimulador, já que o material existente sobre ela é escasso e, igualmente, enriquecedor. Basta sabermos que um Drummond e um Herberto Hélder se interessaram pela obra de tal escritora.
No caminho da busca, da pesquisa tive contato com muitas pessoas enriquecedoras em diferentes lugares do país, entre os quais Belo Horizonte, Campinas e, mais recentemente, em Brasília.
Pois é! Na semana passada tive a oportunidade (e a delícia, por assim dizer) de usufruir da agradável companhia do casal Francisco e Clara Alvim, irmão e cunhada de Maria Ângela Alvim.
Já havíamos feito contato por telefone e a presença física dos dois só veio acrescentar à primeira impressão que tive via fone: um cavalheiro e uma dama do saber e que enobrecem, sem dúvida alguma, as qualidades mais comentadas dos brasileiros, cordialidade e alegria.
O poeta Francisco Alvim, já conhecido pelo belíssimo trabalho que desenvolve em poesia, trouxe uma grande colaboração à pesquisa que estou realizando sobre a obra de Maria Ângela e, ao mesmo tempo, acresceu-me à visão na discussão, comentários e troca de informações sobre o panorama geral da poesia brasileira e da poesia para vida.
De fato os Avim são do tamanho de um Elefante!


Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário