domingo, 21 de junho de 2009

ZUMBI COM ESCRAVOS?!


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Lembro-me quando há um ano escrevi nesta coluna sobre a questão da Consciência Negra. Para mim, como descrito no artigo, achava duvidoso e, no mínimo, estranho adjetivar o que quer que fosse sobre isso ou aquilo. Em se tratando de ética, respeito, amor, sexo e... consciência tornava-se impróprio delimitá-los... até porque isso seria impossível.
Insisti na idéia de que ao olharmos consciência sob apenas um aspecto – no caso sobre o respeito para com a raça negra – o tratamento seria limitado, manco, ilegítimo e, guardadas as devidas proporções, uma reiteração do preconceito. Assim também poderíamos estender para as tais das cotas nas universidades públicas etc... Mas isso é uma outra história.
Nessa semana, a Veja traz uma matéria que ilustra bem meu pensamento acima: “Estudos recentes sobre o herói da luta contra a escravidão (Zumbi) mostram que ele próprio pode ter sido dono de escravos no quilombo de Palmares.”. Ora, se isso for realmente verdade mais uma vez a história escancara que homens são todos iguais nos quesitos vaidade, oportunidade, convívio, poder etc... e, por isso, falar de consciência negra é desviar o foco da discussão.
Não estou aqui querendo banalizar nossos heróis nacionais nem tão pouco vulgarizar um momento que, a meu ver, serve para uma reflexão profunda de posturas e ações que foram e que podem ser tomadas para valorização e respeito do ser humano. Isto sim: respeitar o ser humano.
Quando percebemos que negros, brancos, amarelos e mestiços erram e acertam, são bons e maus, são éticos e desrespeitosos, são trabalhadores e preguiçosos, inteligentes e limitados intelectualmente etc. encaminhamos a discussão para o foco certo. Despimos-nos de qualquer demagogia e “máscara” e passamos a nos relacionar uns com os outros da forma mais honesta possível: como seres humanos.

Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores - UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário