domingo, 21 de junho de 2009

NO RITMO DAS FESTAS JUNINAS OU PIZZA EM SÃO JOÃO




Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com
www.antonioluceni.blogspot.com

Junho é todo alegria. Diferente de fevereiro, em que o Carnaval diminui as roupas, transpassa madrugadas e põe fogo na moçada, junho também é festa, mas para toda a família.
Junho é tempo de dançar quadrilha, música sertaneja e até cabe um country também. É tempo de quentão, de milho e pipoca, espetinho de carne, pastel, pamonha, cural, canjica, paçoca...
Pula fogueira... Fazemos isto o ano inteiro, não é mesmo? Vivemos pulando pra lá e pra cá, tentando nos equilibrar das fagulhas e brasas que de todas as partes tentam noS atingir. Pulamos miudo o ano inteiro, tentando salvar nosso dinheiro das traças, das crises, dos juros e mais juros que parecem não ter fim... No final, estamos sempre devendo.
Soltar balão, não... Que balão, que nada. Só se for âncoras!! Já vivemos no mundo da lua, de cabeças cheias, pra lá de Marraquechi! Nesse sentido, temos o privilégio de ver tudo de cima. E como enxergamos... Será por isso que vemos tanto e há pessoas que não conseguem enxergar um palmo diante de seu próprio nariz? Também, com nariz de Pinóquio que têm!!
Oh, meu Santo Antônio tenha pena, tenha dó... São Pedro, vê se dá uma ajudinha aí!, Oh, São João vê se não nos deixa na mão!!! É isso mesmo, tá na hora de apelar pra todos os santos. E já que estamos em junho, mais adequado apelar para os santos da época. Talvez se sintam mais engajados, mais responsáveis por tudo que pedimos, afinal, os estão chamando por todos os cantos.
Meu medo é que mudemos de cardápio nesta festa junina e, ao invés de pipoca, milho verde e quentão, acabemos comendo pizza!

Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário