domingo, 21 de junho de 2009

O ENCONTRO DE LOBATO COM OBAMA




Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com


Monteiro Lobato acompanhava tudo atentamente. Pela internet, os mais importantes artigos e comentários eram visto pelo sagaz literato como peças de um quebra-cabeça que, pra ele, só restavam algumas peças, mas que desde o início não constituía novidade.
O primeiro passo estava confirmado: a mulher que disputava com o candidato negro já havia sido derrotada. No final, sabia, a disputa seria entre ele e o outro candidato – mais conservador, mais tradicional, simpatizante das idéias do atual governo norte-americano.
É verdade que também era cônscio de que a disputa pela Casa Branca não seria fácil... teria um longo caminho a percorrer. Mas o faria com a segurança de quem sabe o que está fazendo e onde quer chegar. Por isso, o discurso forte, a vivacidade nas palavras, a segurança no olhar. O sorriso sempre o antecedendo era menos um deboche ou prepotência e mais a alegria e humildade dos cúmplices e sabedores das necessidades do outro, sobretudo dos mais carentes e necessitados.
De repente o telefone toca (já havia lhe enviado um e-mail, mas não o tinha lido por não habituar-se a tal ferramenta, apesar de tê-la idealizada; ou talvez tivesse mesmo a intenção de ouvir-lhe a voz).
― Mister Lobato?
― O estava aguardando...
― Gostaria de agradecê-lo pelas previsões... me fizeram caminhar com maior tranqüilidade...
― Não deve me agradecer... as coisas são o que têm de ser. Antes, deve agradecer ao senhor mesmo por ter conseguido trilhar o caminho que deveria seguir e não se desviar dele...
― Obrigado... Sabe que o senhor sempre teve e, a partir de agora ainda mais, espaço no meu governo...
― Gostaria que esta abertura fosse extensiva aos meus conterrâneos, cá do Brasil... O senhor sabe, o que quero é que todos nós possamos usufruir dos valores das nossas idéias, que sejamos senhores e não escravos do nosso pensamento, que a nossa caminhada seja de amor e valorização do outro, e que o mais necessitado seja o primeiro a receber os nossos cuidados... Congratulations, my President.
― Eu é que devo agradecê-lo, Lobato.
Sem maiores delongas, o presidente norte-americano eleito fez questão de primeiro ligar para aquele que há muitos anos antecipou uma eleição que dividiu a história da política dos Estados Unidos e que, certamente, modificará a história do mundo.
P.S. Quer saber mais sobre essa história? Leia “O Presidente negro” de Monteiro Lobato.

Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário