domingo, 21 de junho de 2009

MARIA, MINHA MÃE

Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Gostaria de, nessa semana, homenagear a pessoa mais importante de toda minha vida: D. Maria, minha mãe. Não pelo fato – e que importante fato – de ser minha mãe porque há mães que não merecem receber este “título” tão nobre.
Antes, a homenagem é para tornar público o que em particular já é sabido: o ser humano enquanto mulher, esposa, filha, irmã, cidadã, cristã e mãe que D. Maria Pinheiro dos Santos é.
Maria-mulher: sensível, delicada, corajosa, guerreira, batalhadora, perspicaz...
Maria-esposa: dedicada, fiel, acolhedora, parceira, cúmplice...
Maria-filha: exemplar, colaboradora, continuadora, co-responsável...
Maria-irmã: ajudadora, presente, estimuladora...
Maria-cidadã: honesta, responsável, fazedora...
Maria-cristã: cheia de fé, intercessora, abençoadora, sábia...
Maria-mãe: fusão e expressão máxima de todas as facetas apresentadas antes, é Maria elevada à sexta potência, é ao mesmo tempo tudo com particular diferença, uma quase exclusividade.
Minha mãe sempre representou para nós – filhos, irmãos, parentes e amigos – um ser especial, um anjo de Deus em nossas vidas, uma luz em todo o túnel, um porto seguro e certo, um lugar onde as angústias são aplainadas, os medos minimizados, os humores acalmados.
Maria Pinheiro quer dizer força, quer dizer luta por um dia, um mundo melhor.
Tenho certeza de que há por este mundo a fora muitas mães que deveriam ser homenageadas, que deveriam receber um prêmio nobel pelos atos que praticam cotidianamente, que, sozinhas, erguem uma família, oportunizam situações e que abrem mão de si próprias em benefício de seus rebentos.
Gostaria de fazer extensivo o carinho e respeito que tenho pela minha mãe, D. Maria Pinheiro dos Santos, a todas outras mães que fazem de nossa cidade, País e mundo algo melhor e possível de se viver.
Parabéns, mamães... Parabéns, D. Maria, minha mãe!

Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário