sexta-feira, 27 de setembro de 2013

AS CASAS DOS ANOS 1990

* Graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie
Com saudade de vocês depois do hiato de semana passada. Mas enfim, vamos continuar nosso papo sobre casas. Depois de um longo período da estética modernista e de um “espirro” do movimento pós-moderno na segunda metade do século passado, a década de 1990 começa a mostrar o equilíbrio entre as elucubrações filosóficas e a construtibilidade arquitetônica. A ideia-chave do modernismo permaneceu, mas as postulações e reflexões dos pós-modernos amadureceram e saíram do lugar da filosofia e passam para o lugar de arquitetura.

Equilibradamente, as casas da década de 1990 carregam um respeito à tradição moderna, mas não deixam de explorar os detalhes. Não é mais uma discussão sobre a forma, tampouco sobre a função. Agora, discute-se a textura, a temperatura, a luz, o cheiro e todas as sensações, de modo que os critérios pós-modernos são incorporados numa estética moderna.

Na Casa Gerassi, o brutalista Mendes da Rocha transparece sua maior característica: o concreto aparente. O desenho é simples mas bastante sofisticado. Na segunda obra, uma casa com a planta em formato de Y, Steven Holl reveste todas as paredes exteriores com chapas metálicas na cor vermelha, e deixa as extremidades, que são varandas, vedadas com vidro. Na última casa, o escritório SANAA traz para a década de 1990 a tradição japonesa a partir de um ambiente mais minimalista e visualmente limpo. 

No próximo artigo, falaremos sobre as casas de 2010. Será o último artigo da série sobre Casas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário