terça-feira, 3 de setembro de 2013

UBE E EDITORA GLOBAL

Jornalista e escritor

Escrever, escrever, escrever... Lançar a palavra no papel, na tela do computador, deixá-la viajar... Escrever é preciso! É preciso dividir angústias e alegrias, perguntas e respostas, verdades e mentiras... Deixar-se perceber por meio de nossas inseguranças, de nossas crenças, de nossas incompletudes, de nossos erros e acertos...

O escritor escreve por diferentes motivos e, certamente, o maior deles é por não conseguir deixar de escrever. Escrever para qualquer escritor é como coceira, espirro ou bocejar... A gente não sabe o porquê disso tudo, mas não consegue evitá-los. Quando menos se vê, pronto! As palavras brotam na mente, ou são captadas numa esquina qualquer, numa avenida qualquer, numa situação qualquer... e o texto nasce, e o poema nasce, e a literatura e a poesia nascem!

Ano passado foram anunciadas duas coletâneas organizadas pela União Brasileira de Escritores – UBE e a Editora Global. Nosso presidente Joaquim Maria Botelho, juntamente com toda sua equipe, em mais uma das muitas empreitadas corajosas de fomento e valorização de seus associados, firmou parceria com a Editora Global, uma das mais importantes editoras do Brasil, responsável pela publicação de obras de escritores como Cecília Meireles, Orígenes Lessa, Marina Colasanti, Darcy Ribeiro, Manuel Bandeira, Almeida Garret, entre outros ícones do panteão nacional, e possibilitou a viabilização de tais livros.

No total – entre crônicas, contos e poesias – serão publicados 147 textos, sob os mais diferentes temas e estilos, entre escritores vivos (a maior parte) e já falecidos. Dos escritores do Núcleo UBE para Araçatuba e região farão parte das coletâneas: Antonio Luceni, Hélio Consolaro, Marilurdes Martins Campezi (Lula), Rita Lavoyer – categoria Crônicas; Emília Goulart e Jordemo Zaneli Junior – categoria Contos e Tito Damazo e Cecília Ferreira – categoria poesia.

O lançamento das referidas obras está previsto para o mês de novembro, em São Paulo, com dia, local e horários a definir. Não temos dúvidas de que será uma noite especial para todos que, com este projeto, cumprem mais uma etapa de suas vidas literárias, sendo publicados por uma editora de visibilidade e circulação nacional.

Em nota no portal da UBE (http://www.ube.org.br/noticias-detalhe.asp?ID=816), “a Comissão de Seleção definiu os autores que serão publicados. Cada autor selecionado participará em apenas uma categoria. Coordenou os trabalhos da Comissão de Seleção o presidente da UBE, Joaquim Maria Botelho, mestre em Crítica Literária pela PUC/SP, com apoio do vice-presidente Luís Avelima, poeta e historiador. Participaram também: Helena Bonito Pereira, doutora em Letras e pró-reitora da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Cláudio Willer, pós-doutor em Literatura pela USP; Raquel Naveira, mestre em comunicação e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras; e Betty Vidigal, poeta e especialista em comunicação. Representando a Editora Global, Menalton Braff, romancista e contista premiado e Gustavo Tuna, coordenador editorial da Editora Global”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário