![]() |
*Professora efetiva da Educação Básica e mestranda em Educação pela Unesp |
Prezado leitor,
Olá!
Caminhamos até aqui refletindo um pouco sobre a oralidade, a leitura e a escrita, adentramos às temáticas “práticas de leitura” e “contação de histórias” e perpassamos pela literatura infantil apresentada às crianças de educação infantil.
Também refletimos sobre o trabalho educativo desenvolvido pelos professores e demais profissionais da educação que atuam junto às crianças de 0 a 5-6 anos de idade e que se fazem significar na formação destes pequenos leitores.
Bem, hoje não quero falar especialmente àqueles que se dedicam ao ensino, mas desejo falar a todos que separaram alguns minutos do seu tempo para ler e refletir comigo o assunto apontado aqui neste texto.
Para isso, algumas indagações são necessárias para você relembrar a sua formação leitora:
Gosta de ler, ouvir histórias e/ou escrever? Quem são as pessoas e os lugares que contribuíram com a sua formação leitora? Quais os portadores de texto a que você teve e procura ter acesso? Quais os gêneros textuais a que mais lhe agradam? Enfim, diga: Qual é a sua história? Que leitor é você?
Todos nós temos uma história de leitura, de escrita, que faz parte da nossa vida!
Não há uma história melhor ou pior que a outra. Já comentei isto outro dia.
Podemos ter tido uma história de leitura e escrita repleta de dissabores, no entanto, se acreditamos que cada leitura feita, cada pesquisa realizada, cada aprendizagem compartilhada, tudo contribuirá para continuarmos a constituir nossa história, a verdade é que sempre devemos buscar novos conhecimentos que podem ser obtidos das muitas “viagens” que fazemos por meio de nossas leituras!
Comecemos agora. Há textos diversificados e significativos para ler.
Convido a você, leitor assíduo ou efêmero deste blog, a compartilhar suas experiências de leitura com todos ao seu redor e assim escrever a sua história!
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário