domingo, 1 de setembro de 2013

Kenko Lamen - tradicionalmente saudável

*Professor universitário e mestre em Turismo e Hotelaria
“Xièxiè” obrigado!, em chinês, é a expressão mais adequada para agradecer ao restaurante Kenko Lamen - Sushi & Biiru de Araçatuba (SP), por nos proporcionar o prazer de apreciar, em terras ocidentais, o habitual Lamen como é preparado no Japão. É isso mesmo, o Lamen é um prato de origem chinesa que se aperfeiçoou e tornou-se uma das especialidades mais populares da “culinária japonesa - pratos quentes”, assim como os admirados Sukiyaki, Teppanyaki e Yakissoba, que destes se diferencia por um estilo peculiar em servir o macarrão com um caldo especial e demais ingredientes.


O nome "kenko" dado ao restaurante significa “saudável” e "lamen", “macarrão”. Para preparar a massa à moda oriental é um requisito primordial ter o conhecimento adquirido de geração a geração; assim começa a história deste restaurante, quando o Sr. Yoshitero Yassumoto trabalhou muitos anos em uma casa de lamen no Japão, onde aprendera a arte milenar do preparo da massa e dos caldos que compõem este prato. Ao chegar das terras orientais no ano 1997, inaugurou em Araçatuba o “Kenko Lamen”. O restaurante se tornou conhecido e bastante frequentado, funcionou por 11 anos com ajuda da família do Sr. Yassumoto, esposa e filhos. Em 2008 novos horizontes levaram o restaurante para o litoral do estado de Santa Catarina, quando o filho Haroldo foi estudar Gastronomia.

Como diz o adágio “o bom filho à casa torna”, em maio de 2012 o restaurante retornou para a cidade de Araçatuba se estabelecendo na Rua Brigadeiro Luiz Antonio, 83 – Higienópolis, com o propósito  de “consolidar o tradicional lamen, acompanhado por Sushis e Biiru” (cerveja em japonês).


O rol de cervejas engrandece o cardápio e atende o novo costume do atual ponto comercial, pois a cerveja é “uma paixão nacional”. No cardápio são detalhados os nomes e os estilos das cervejas nacionais e importadas: American Lager, Sweet Stout, Irish Red Ale “irlandesa”, Rice Lager Japanese, Premium Lager “Santa fé”, Premium Golden Lager “Bauhaus”, Wheat Ale “trigo” com mel, Índia Pale Ale com rapadura, American Lager com mandioca, Porter com café, Special Porter com notas de chocolate, German Weizen, Lager escura, além das doses e coquetéis, das bebidas não alcoólicas e as convencionais como: refrigerantes diversos e sucos industrializados.

O cardápio sugere entradas orientais, não deixando de lado o tradicional Sunomono e Gari Shoga (pepino e gengibre curtidos em Amassu - tempero japonês agridoce), Shitake e Shimeji (cogumelos) puxados na manteiga, Carpaccio de salmão e borá (peixe branco), entre outros.

Como porções acompanham bem as cervejas, o cardápio apresenta: crocante de frango e peixe, guioza (tradicional pastelzinho japonês recheado com carne e cozido no vapor). Os pratos individuais: yakissoba de carne, frango, lombo e misto ou porção para duas pessoas, teppanyaki (carne, frango e salmão) e acompanhamentos gohan (arroz japonês), tyahan (arroz temperado com cubos de presunto, cenoura, ovo e cebolinha), amendoim. Como complementos extras, você pode pedir a unidade de Guioza, lombo, molho tarê etc.

Os sushis tradicionais, cada vez mais apreciados pelo brasileiro, ganham destaque no cardápio. O hossomaki (enrolado fino) recheado com pepino (kappa maki), kani (carne de caranguejo prensada), shakê maki e filadélfia (recheado com salmão e salmão e cream cheese, respectivamente), uramaki (enrolado ao contrário - o nori “alga” para dentro) recheado com skin (pele de salmão grelhada) e filadélfia. Niguiri, o mais tradicional dos sushis (bolinho de arroz coberto com salmão, kani e skin) e os sushis especiais: djô (enrolado com salmão) e a exclusividade da casa kenko maki (uramaki recheado com salmão empanado frito, cream cheese coberto com salmão cru, cebolinha e molho tarê), além dos habituais sashimi e temaki (cone de Nori) com recheio califórina (kani, pepino e manga), filadélfia, shakê, skin e o temaki hot roll filadélfia (empanado e frito com molho tarê).


O Lamen, carro chefe do restaurante, é bem diferente daquele “lamen instantâneo” com tempero químico que conhecemos; trata-se de um caldo especial nas versões shoyu (molho de soja), missô (pasta de soja), batã (manteiga) e karê (caldo a base de curry) servido com o macarrão artesanal, legumes, tikuwa (massa de peixe assado), kamaboko (pasta de peixe no vapor), ovo de codorna, cebolinha com tonkotsu (lombo), toriniku (frango). A dica do Chef Haroldo Yassumoto é pedir um guioza extra para acompanhar.

O cardápio também oferece como sobremesas os sushis doces, hot banana e goiaba (empanado e frito com açúcar e canela, acompanhados de sorvete de creme) e sorvetes melona.

O ambiente é aberto e descontraído, mesas estilo botequim em uma varanda e área coberta com vista para a Rua Cristiano Olsen e Brigadeiro Luiz Antonio. O ambiente interno é climatizado. A visão e missão de hospitalidade se fazem presente no servir ao cliente com os valores da simplicidade, honestidade, qualidade e bom atendimento que os orientais fazem com maestria. Uma curiosidade é o “Kenko Soap”, um sabão de fabricação artesanal que reutiliza o óleo descartado da cozinha com o propósito de sustentabilidade: reciclar (bom para a natureza), servir (bom para limpar) e ajudar, a venda do sabão é revertida para instituições que se dedicam a educação de crianças carentes.

“Arigatou Gozaimasu”. Obrigado pela leitura do artigo e uma saudável e prazerosa refeição para você que não vai resistir em experimentar o cardápio de mais um restaurante especial de Araçatuba.

Até o próximo domingo!

SERVIÇO: Terça-feira a sábado, das 19h às 23h. Fone para encomendas: (18) 3608-3712. Facebook page.

Um comentário: