domingo, 17 de novembro de 2013

BOLA 7

*Professor universitário e mestre em Turismo e Hotelaria
Encerrando a série “restaurantes de Araçatuba” o artigo deste domingo apresenta o estabelecimento mais famoso da cidade! O tradicional “Bola 7”, ou simplesmente “Bola” como é conhecido por aqui... É uma simpática choperia muito movimentada, localizada na Av. Brasília, 2046 (principal via de acesso à cidade). Aberta de domingo a domingo e frequentada por pessoas de Araçatuba e região servem ali a cerveja mais gelada, o que abranda as elevadas temperaturas da noroeste paulista e o principal prato representativo do município, o cupim casqueirado.


A antiga cantina Nova Iorque comprada por Felipe de Almeida Amaral, imigrante português em 1968, foi por ele batizada de “Bola 7”, nome alusivo a principal bola do jogo de sinuca. Desde então, o Bola era o principal ponto de encontro da cidade. Palco de eventos sociais, tratativas de negócios e conchavos políticos, frequentado por todo tipo de público, das "conhecidas namoradeiras" as elegantes senhoras da sociedade, certamente eram atraídos pela boa comida desde um competente petisco até mesmo ao bom bacalhau.

No cardápio oferecem uma infinidade de porções e diversos pratos de carnes, peixes, massas, pizzas, lanches, etc. porém,  o carro-chefe é o cupim casqueirado. A novidade da casa é a porção “colossal onion” uma cebola gigante empanada e frita inteira, apresentada em formato de flor acompanhada com molho picante, cai muito bem com aquele chopp gelado.


O cupim casqueirado é um dos pratos típicos de Araçatuba, título este concedido pelo legislativo local, são produzidos em vários restaurantes que disputam a elaboração do “melhor cupim da cidade”. O cupim é uma carne adiposa composto de fibras musculares entremeadas de gordura, apesar dos mitos depreciativos, como toda carne do dianteiro do boi ela não é composta apenas de gordura saturada e nem com acúmulo de toxinas do boi, a carne não tem nada de prejudicial, exceto a quantidade de gordura devendo ser consumida com moderação.


O ambiente é descontraído e com música ao vivo nos finais de semana, o atendimento é ótimo e rápido, acredito por estes motivos estar sempre lotado. Se você quer um lugar mais reservado, a “Costelaria do Bola” é uma ótima opção. O restaurante anexo, localizado na Av. Paulista ao lado do Bola 7 tem um ambiente mais reservado e ali se serve a costela ao bafo além de outras carnes grelhadas na brasa como chuleta, noix, t-bone, picanha, copa lombo, frango, filé e coração, que acompanham arroz com alho, salada de folhas e tomate, vinagrete, molho e mandioca cozida derretendo... De dar água na boca, a farta porção de costela pode ser servida na opção mais magra ou mais gorda como preferir o freguês. Vale a pena conferir!


Este é um ótimo local para as comemorações de final de ano que se aproximam, e falando nisso os próximos textos versarão sobre as comidas natalinas. Hoje vou ficando por aqui e mais tarde nos encontramos ali no Bola para um happy hour daqueles... Até breve!

SERVIÇO BOLA 7: Todos os dias. Fone: (18) 3621-1907. facebook.com/restaurantebolasete.
SERVIÇO COSTELARIA: Terça a Sábado das 11h - 24h e domingo 11h - 17h. Fone: (18) 3622-2217.

Nenhum comentário:

Postar um comentário