quinta-feira, 7 de novembro de 2013

MÔNICA CARLI

*Artista Plástica e Contadora de Histórias
Foto: Alexandre Souza
Olá meus amigos e amigas. Que alegria estar com vocês mais esta semana.

Já prestaram atenção há quantas semanas estamos trazendo artistas de Araçatuba para este blog? Isso para mostrar que tem muita gente produzindo arte e cultura em nossa cidade que, ao menos, sabemos que existem. E não é qualquer produção, não. Arte da mais alta qualidade.

Hoje, gostaria de apresentar para vocês esta artista que admiro muito e com a qual tive o privilégio de participar de alguns trabalhos juntos: Mônica Carli.

Nascida em Araçatuba, a artista sempre esteve envolvida com arte: cursou violão, ballet e flauta e, aos 8 anos, iniciou seus estudos em arte com a também artista, falecida recentemente, Mildred Paciti Rocha. Mônica atribui essa relação com as artes ao pai, que sempre a incentivou a participar de atividades artísticas.

Para a artista, que também é professora de pintura, o produto final de seu trabalho, bem como o de seus alunos, têm relação direta com o que a pessoa vivencia em seu dia a dia. A verdadeira obra de arte, a produção mais genuína e sincera está relacionada diretamente às vivências que a pessoa tem.

Mônica já experimentou de tudo em pintura: cerâmica, vidro, tecido, tela, painéis etc..., mas se aprofunda mesmo com pintura a óleo, sua grande paixão. Gosta da linguagem figurativa, mas com algumas influências modernas. Pinta nus, paisagens, naturezas mortas etc...

Assim como outros artistas, combate a ideia de que a arte esteja atrelada à decoração, mesmo que muito procurem seus trabalhos para isso. “Ainda que apareçam como um elemento decorativo, há que se dizer algo, há que se sentir algo da obra de arte que mexa com as sensações e as emoções dos fruidores dela”, enfatiza.

Bom, espero que vocês tenham gostado de conhecer esta artista, assim como eu. Abaixo, algumas de suas obras. Forte abraço e até a próxima semana.






Nenhum comentário:

Postar um comentário