domingo, 24 de novembro de 2013

Natal, vamos celebrar!

*Professor universitário e mestre em Turismo e Hotelaria

Vai começar um brilho no ar, festa tão linda você vai gostar! Vêm, está chegando o natal... e com ele muitos preparativos para a ceia natalina. Este é o assunto da série de artigos que iniciaremos no dia de hoje... Há exatamente um mês para a grande festa convido você a se preparar para o evento!

A ceia de natal abrange tradições universais, na noite de natal a família se reúne em torno de uma mesa farta e decorada à espera da meia-noite por diferentes razões. Nos lares cristãos, celebra-se o nascimento de Jesus, ainda que não concordem ser esta a data mais provável do nascimento do salvador, Ele é o motivo principal da festa, outros festejam a união familiar, a saúde, prosperidade, a paz universal, etc. 

Natal também é tempo de solidariedade, não devemos nos esquecer de que muitos são excluídos ou privados, por diferentes motivos, do arranjo sociocultural que secularizou esta data com um brilho fantasioso falso atenuante das mazelas da humanidade. Lembre-se do amor ao próximo, da doação pura, da confraternização real, não tão-somente da troca de presentes e correria de final de ano enveredada pelo comércio desvairado que embriagam os ávidos consumidores.


A ceia de natal é uma refeição tradicional e deliciosa, com pratos típicos e quase sempre exclusivos desta data, eles variam em cada país e como no Brasil somos descendentes de diferentes culturas a miscelânea está arrumada! O desafio é harmonizar todos os combinados ao clima do verão tropical díspares dos modelos norte-americano e europeu repleto de azevinhos e flocos de neve. 

Alguns sabores são característicos do natal e assim o faz ser exclusivo gastronomicamente falando, como, por exemplo, o sabor das frutas cristalizadas e nozes ou a combinação que mais acentua a gastronomia, o doce e salgado.

Bem, mas vamos ao que interessa: as comidas natalinas... O destaque são sempre os assados, típicos da culinária europeia, mas não abuse do excesso de gordura nesta época de verão intenso no hemisfério norte. A lista dos pratos e acompanhamentos tradicionais não se limita a esta apresentada a seguir, até mesmo por conta dos pratos típicos de cada cultura.


As sobremesas e frutas também ornamentam esta mesa. As conhecidas frutas de época e importadas são disputadas nos empórios e mercadão municipal, porém num país tropical sempre há que se complementar à cesta de frutas.


Um brinde em toda festa é peça fundamental e não há nada mais tradicional no natal do que um bom Champagne ou vinho branco frisante, importados ou nacionais, que alias estão bem cotados no ranking, os menos afortunados os substituem pela cidra de maças. Acrescenta-se à lista outros vinhos, cervejas, refrigerantes, sucos, água, etc.

Prepare-se para as compras! a dica de hoje é: - o planejamento antecipado do evento facilita os preparativos e favorece a criatividade, o número de convidados torna o rateio economicamente viável. Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário