domingo, 3 de novembro de 2013

Hi! Sushi - um sonho oriental

* Professor universitário e mestre em Hotelaria e Turismo

Cada vez mais apreciada pelos gourmets a culinária japonesa encontra seu lugar e diferencial dentre os vários tipos de serviços e restaurantes especializados nesta gastronomia. Na cidade de Araçatuba recomendo o Hi! um Sushi Bar inspirado nos tradicionais Izakayas, típico bar japonês frequentado por executivos após o trabalho para aguardar o termino da "rush hour".

O Hi Sushi está localizado na Rua Cristiano Olsen, 2155 – Higienópolis. Foi idealizado por Renato Borges e seu primo Leandro Lemos. Ainda enquanto estudantes universitários começaram a apreciar a culinária japonesa, e como a maioria dos brasileiros, não era este o prato predileto deles, porém aos poucos foram apreciando cada vez mais esta culinária. Em um encontro de família Leandro comentou com o primo sobre o seu interesse em cursar gastronomia e logo sonharam com um restaurante japonês em Araçatuba.

Para colocar a ideia na pratica o Chef Leandro Lemos e o primo, empreenderam uma estratégia muito interessante e inusitada, a pesquisa de mercado do tão sonhado restaurante se deu pela sondagem dos amigos de ambos, por meio de festas realizadas em suas casas, o que proporcionou conhecer melhor os paladares do publico local e ao mesmo tempo gerar entre eles e seus relacionamentos uma propaganda boca-a-boca. Assim, foram construindo um espaço apropriado para o funcionamento do restaurante e aos poucos inaugurando o próprio negócio, “soft opem”.


Sua logomarca foi criada a partir do número 7, o da perfeição, com 5 traços que formam a palavra Hi (cumprimento oriental para diferentes ocasiões) e dois losangos representando os pingos do “i” e do sinal de exclamação “!”, na cor vermelha, amplamente usada no Japão, simboliza a cor do poder que governa direcionado à Luz, indicativa de força, luminosidade e gerador de lealdade, virtude, prosperidade, e boa sorte.

O cardápio é subdividido nas seguintes sessões: especialidades, entradas, temaki (cone de nori “alga” recheados), hot roll (rolinhos de sushi empanados em massa exclusiva crocante e fritos), uramaki (enrolado ao contrário - o Nori para dentro), sashimi (peixe cru), niguiri (bolinhos de arroz com fatias de sashimi sobrepostos), djô (sushi envolto com sashimi ou acelga), hossomaki (enrolado fino de sushi), pratos combinados, pratos quentes, sobremesas, bebidas e uma apresentável carta de saquês.


As especialidades da casa buscam na gastronomia contemporânea e fusion um equilíbrio de sabores, cores e texturas que encantam os paladares mais excêntricos. As exclusividades são: o Sushi Hi, envolto em sashimi de salmão, recheado com shimeji na manteiga com cream cheese Philadelphia ao molho tarê; Fire Hi, djô especial de salmão e atum servido em chamas; Ebi Hi, envolto em sashimi de salmão, recheado com camarão, shimeji na manteiga com cream cheese ao molho tarê; uramaki camarão spicy, recheado de camarão empanado e cream cheese coberto com sashimi de salmão molho tarê e pimenta; Djô Pokémon, envolto em acelga cobertura especial de doritos ao molho de limão. Djô Miguelito, enrolado em acelga e cobertura de inspiração mexicana.

Também merecem destaque o uramaki Alcapone, com rúcula, tomate seco e cream cheese; avocado, com salmão, abacate, cream cheese, doritos ao molho de limão picante; Sashimi Orange ball, fatias de sashimi de salmão ao molho de laranja sevido em um ball artesanal da casca da laranja; sashimi de toro de salmão servidas com molho cítrico levemente picante (o toro é a parte nobre do salmão, o sabor acentuado proporcionado pela gordura do peixe exige o acompanhamento de um molho marcante). Os peixes aqui servidos são frescos e de excelente qualidade, para tanto há uma seleção de fornecedores e o recebimento ocorre duas vezes na semana, para quem é apreciador de sashimi vale a pena experimentar!

Do cardápio de bebidas destacamos além das convencionais e tradicionais caipirinhas e doses de destilados, a cerveja Duff (a preferida do personagem Homer Simpson) e a Petra Weiss Bier (de trigo em alta fermentação, aroma frutado e sabor diferenciado que harmoniza perfeitamente com a culinária ali servida). O saquê no Hi! é servido nos copos quadrados e achatados, conhecidos no Japão como “massu”, que na verdade, são próprios dos cerimoniais tradicionais e também usados como padrão de medida.

Como sobremesa a sugestão do chef é o tempurá de sorvete de creme (empanada em cereais e frita), o harumaki de chocolate (primavera recheado com chocolate acompanhado de sorvete de creme) além dos sushis doces: Djô morango, com geleia Queensberry de damasco; Hot Nutella, roll de morango recheado e coberto com Nutella.

Assim como a culinária japonesa valoriza a riqueza cultural a simbologia espiritual em seus pratos, “usufrua o amor e a culinária com abandono total”, frase de Dalai Lama citada no cardápio desejando prosperidade, amor, solicitude, desapego e a arte aos fregueses deste harmonioso e receptivo “Hi” restaurante.
Um grande abraço e até mais um restaurante araçatubense da série!

SERVIÇO: segunda a domingo das 19h às 24h (exceto terças-feiras). Aceita encomendas. Fone: (18) 3624-2012. Home: www.hisushibar.com. Facebook.com/hishushibar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário