domingo, 9 de junho de 2013

ACENDE A FOGUEIRA DO MEU CORAÇÃO...

*Professor universitário e mestre em Hotelaria e Gastronomia

O inverno se aproxima e, com ele, as tradicionais festas juninas. Popularmente reconhecida como uma das manifestações da cultura brasileira mais tradicional e com muita comida e bebida quente, a festa junina conta com grande variedade de salgados, doces e bebidas. Diretamente relacionadas à cultura popular brasileira, as comidas e bebidas servidas em festas juninas, mesmo nas grandes cidades, nos remete à vida rural. Os ingredientes mais característicos são os cereais, tais como o milho, arroz e o trigo. Também não ficam de fora o amendoim, coco, mandioca, batata, chocolate, abóbora e frutas, como a maçã, banana, goiaba, morango e a laranja.

Entre o sagrado e profano, o ciclo junino das comemorações tem sua origem na antiga Roma, quando celebrações festejavam as fertilidades da terra e humana, no início do solstício de verão (no hemisfério norte), o dia mais longo do ano. De natureza agrária, nos ritos em honra às divindades mitológicas na época da colheita de cereais, o fogo estava bastante presente, como elemento simbólico que representava o Sol, deus purificador e da fecundidade, servindo também para afastar feras e mau agouro. Com a chegada do cristianismo na Europa esta marca mitológica foi logo sincretizada, mantendo elementos simbólicos e, principalmente, o motivo da festa: a fertilidade e a colheita, ambos dedicados aos santos católicos.

No Brasil, as festas juninas ocorrem em todas as regiões, com influência dos diferentes povos que aqui se instalaram, com grande contribuição da cultura indígena e africana. No nordeste tem caráter de megaevento turístico, a exemplo da festa de Campina Grande, na Paraíba. No norte e centro-oeste é influenciada pela cultura cabocla: são festas de arraial em sítios, fazendas e comunidades indígenas e, nos estados do sul e sudeste, sofreram por várias adaptações. Tradicionalmente aconteciam nas ruas, que eram interditadas para a ocasião, e reuniam a vizinhança na organização da festa. Hoje, devido ao crescimento das cidades, a preferência são as festas realizadas em clubes, igrejas, condomínios e escolas, o que tornou a organização mais profissional.

Bem, vamos ao que interessa: às comidas juninas...

O destaque serão os salgados e, dentre eles, os mais característicos são os feitos com milho. A pamonha salgada, a pipoca, e o milho verde cozido com sal e pincelado de manteiga e servido na própria palha ainda verdinha... Hummm, fica uma delicia!!!



A lista de salgados aumenta cada vez mais! Do amendoim torrado à tapioca, muitos itens de diferentes culturas foram incorporados às festas, a exemplo da kafta e do cachorro quente. Você pode achar estranho o escondidinho, o pinhão e até mesmo a tapioca fazerem parte deste cardápio, mas não devemos nos esquecer de que tais festas ocorrem em todo território nacional e que a base da culinária são pratos típicos rurais e de influência indígena.



Como as noites de junho são geralmente frias, a melhor opção são as carnes e os caldinhos de mandioca, feijão, abóbora, ervilha, a canja de galinha, o caldo verde... Os espetinhos e os sanduíches de pernil, carne moída ou desfiada e linguiça incrementam esta opção. O cuscuz, feito de farinha de milho com legumes, palmito e ovos cozidos entram de contrapeso e satisfazem a barriga. Os pastéis de carne, queijo, palmito, pizza, carne seca acrescentam opções aos pedidos e são muito requisitados.

Diferentes formas de servir podem ser usadas. Nas festas mais populares a preferência são os descartáveis úteis e práticos. Mas cuidado com os exageros: o meio ambiente agradece! Não se esqueça de providenciar lixeiras para o recinto. Para as festas domiciliares e mais privativas, como a moda agora é o minimalismo, as “iguarias” juninas podem ser servidas de variadas formas: abuse dos copinhos de pinga e americanos, xícaras, colheres, pires, cones, barquetes, tarteletes e forminhas. Na decoração da mesa utilize tecidos de chita, com estampas floridas ou xadrez; em frascos de vidro coloque os grãos que representam a festa; servem como suporte para bandejas dos docinhos. As bandeirinhas coloridas, as palhas secas e os arranjos com ramos de trigo são bem característicos nas festas juninas. Certamente você vai causar uma boa impressão em seus convidados.


Bom, por hoje é isso. Na próxima semana conversaremos um pouco sobre os doces e bebidas quente juninos. Boa festança e até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário