quarta-feira, 19 de junho de 2013

OUVIR A CENA NO EMBALO DA TRILHA

*Professora universitária e mestre em Comunicação Midiática
Nesta semana, o papo é sobre TRILHA SONORA.  A música traz alma ao filme e, nesse contexto, é um importante elemento que compõe uma produção cinematográfica. Lembrando que a trilha sonora não se limita apenas à música, mas também ao conjunto de sons que faz parte de uma peça audiovisual, que pode ser um filme, uma novela, jogo eletrônico, telejornal ou qualquer programa de televisão. As músicas de um filme compõem a TRILHA MUSICAL, que podem ser originais (composta para o filme) ou não. Aliás, grandes sucessos de compositores e músicos vão parar na telona, já que é o sonho de muitos deles. É impossível ouvir Oh! Pretty Woman, de Roy Orbison e não se lembrar da cena do filme Uma Linda Mulher, em que Julia Roberts vive Vivian e faz compras na Rodeo Drive, endereço das lojas caras em Beverly Hills (EUA).


No início, a música foi tratada como algo menos importante do que realmente era para o cinema, mas com o passar do tempo isso mudou. A grande mudança ocorreu quando a música executada ao vivo durante as exibições dos filmes deu outra cara à Sétima Arte e conquistou o público. A música foi a primeira sonoridade a compor um filme. Mesmo antes da fala, ela já estava inserida no espetáculo cinematográfico. Foi assim que a música se tornou inseparável das histórias. E não dá pra separar mesmo; se trocarmos os sons e as músicas de um filme, ele não será o mesmo. É a canção que liga o personagem à trama, ela é capaz de sobrepor qualquer informação.

Em outro momento aparece a união dos sons aos movimentos, ou seja, a relação entre o movimento visual e o movimento sonoro. As cenas rápidas ou fragmentadas, com cortes sucessivos, podem ser acompanhadas pela música com ritmo acelerado.  A música, em conjunto com os sons, cria o clima no filme, seja de romance ou suspense. E não importa se é a hora do beijo ou do susto, tem que ter o som adequado.

Alguns filmes marcam tanto pela sua música que acaba sendo impossível ouvir os temas principais e não se recordar de alguma cena. Então feche os olhos por alguns instantes e tente se lembrar de qual filme são os trechos abaixo:


E aí, lembrou dos filmes ao ouvir as músicas? Em muitos casos, a trilha sonora passa a ser o destaque do filme, como é o caso de (500) Dias com Ela, que foi recheada de rock de todas as épocas e vai de The Smiths e Pixies até Regina Spektor e Dove; mas o destaque vai para a canção  You Make My Dreams Come True da dupla americana Daryl Hall e  John Oates. A cena em que Tom (Joseph Gordon-Levitt) sai do apartamento de Summer (Zooey Deschanel), após fazer amor pela primeira vez com ela, por quem é apaixonado. Na cena, o diretor Marc Webb ousou e apostou no surreal, abandonou a lógica e mostrou Tom como um cara tão apaixonado, feliz, que tudo ao seu redor é mágico e, sem o menor aviso, lança um musical na cena. É fantástico!


Alguns filmes vão parar nos principais ranques musicais por conta dos temas relacionados aos seu personagens, por isso preparei uma lista (aleatória) dos filmes que marcaram presença em sua época e fizeram sucesso nas rádios e programas de televisão.

Cantando na Chuva ARMAGEDON Titanic GHOST O Guarda Costas TUBARÃO Dirty Dance GREASE A Vida é Bela O REI LEÃO A Bela e Fera MOULIN ROUGE Rocky (Saga) ALLADIN 2001 – uma Odisseia no Espaço INDIANA JONES Top Gan NOS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE E o Vento Levou 007 Batman

Nossa! Daria pra listar muitos outros filmes que as músicas se tornaram marca registrada, mas por ora, ficam esses. Embora a música nos conduza à cena, existem produções que não destacam suas trilhas sonoras e, em muitos casos, saímos da sala do cinema sem nem nos lembrarmos das músicas que acabamos de ouvir ao longo da projeção. Assim, as trilhas são classificadas em fortes, fracas e despercebidas.

Se deu vontade de ver ou rever algum filme, prepara o vídeo, o sofá, a pipoca e vá em frente...Vai valer a pena!

Por essa semana é só. Até a próxima!

O que tá rolando:
Antes da Meia Noite (2013) – O casal Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) moram em Paris com suas filhas gêmeas. Ele tenta manter contato com o filho de seu casamento anterior. Quando resolvem fazer uma viagem, Jesse convida seu filho Hank para a viagem e, nesse contexto, o filme segue com o casal que tenta se encontrar em suas profissões. O filme faz parte da trilogia Antes do Amanhecer (1995) e Antes do Pôr-do- Sol (2004).

O que já rolou:
A Bela e a Fera (1991) - Belle vive em uma pequena aldeia da França; é uma jovem inteligente e considerada pelos moradores diferente. Ela é cortejada por Gaston, mas o odeia. Seu pai vai a uma feira, acaba se perdendo e é atacado por lobos. Ao procurar abrigo, se torna prisioneiro de uma Fera, e Belle, ao procurar por ele, faz um acordo com o monstro que tem uma maldição que só poderá ser quebrada se amar alguém e essa pessoa retribuir o seu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário