sábado, 8 de junho de 2013

DESCER DOS SALTOS

*Escritora, membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Araçatubense de Letras

Resolvi tirar os saltos dos sapatos com que minha experiência literária me presenteou pelos anos em que estou olhando por essas janelas. Simples assim. Assumi meu lugar de leitora assídua dos diferentes autores de variadas produções da literatura mundial.

Retomei Saramago, depois será o Guimarães Rosa. Mas nesse meio tempo, pesquei um livro organizado por Flávio Moreira da Costa, abandonado num canto de minha velha estante: Os melhores Contos que a História escreveu, editado pela Nova Fronteira, em 2007.

Capa do livro citado

A abordagem da História de mãos dadas com a Literatura é emocionante, e como diz, no prefácio, Mary Del Priore, chega a ser apaixonante. Decidi fixar-me nesta antologia escrita de maneira inusitada (através de contos), porque descobri aqui algo muito importante na vida de todos nós, ou seja, a História Universal. 

Se você escreve, há de concordar que tudo que você produz está impregnado da História – sua e de outros no interior de suas humanidades. História famosa ou não, mas sempre a história de cada um, de um povo, de um lugar. Às vezes essa História ficou documentada em registros como escritas, artes em geral, objetos etc., assim como nas memórias de muitos, na oralidade. 

Fui mais fundo: histórias são sempre histórias, vivenciadas ou não por nós, e que podem impregnar nossos textos quanto maior for o conhecimento, o reconhecimento que tenhamos delas.

Por isso eliminei os saltos de meus sapatos e retomei as leituras. Eu preciso ir além da minha própria história, embrenhar-me neste emaranhado de produções e refestelar-me em meio a tantos outros enredos que não os meus. Por coincidência, depois dessa tomada de direção, estive em reunião com meus colegas da UBE (União Brasileira de Escritores), de Araçatuba, e nossa discussão versou também para esse prisma: a necessidade de leituras que enriqueçam o nosso universo. Acrescento ainda: que concorram para uma visão universal da literatura de todos os tempos.

Que fique claro o propósito de minhas palavras: não conseguiremos ler todas as produções que surgem a cada dia, porém, podemos ler todos os dias. E assim iremos adicionando ao nosso repertório, experiências inusitadas; voltaremos nosso olhar para o desconhecido no campo literário. Assim, será muito mais fácil produzir nossos próprios textos e ficarmos satisfeitos com nosso trabalho. 

E agora, dois desafios para você, que gosta de escrever:
* procurar ler o livro Os melhores Contos que a História escreveu;
* escrever um conto baseado em fato histórico.

Vamos lá?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário