sexta-feira, 14 de junho de 2013

MY ARCHITECT - A SON'S JOURNEY

*Graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie

Essa semana eu peço licença para a Valéria Oliveira, colunista de cinema aqui do blog, para publicar um texto sobre o documentário My Architect – A son’s journey. Baseado na vida de um gênio do mundo da arquitetura, Louis Kahn, o documentário retrata um arquiteto  obstinado em alcançar  a transcendência dos espaços por meio de uma atemporalidade que, hoje, podemos distinguir em sua obra. O filme narra a busca do filho de Kahn pelos resquícios de seu pai. Isto, aparentemente, não teria grande significado para o resto do mundo, não fosse Nathaniel, o próprio filho, o coadjuvante. 

SINOPSE
Trinta anos atrás, em 17 de março de 1974, um homem faleceu de um ataque cardíaco num dos  banheiros da Penn Station de Nova York. Em seu  passaporte  o endereço de contato estava apagado e seu corpo foi enviado para o necrotério da cidade, onde passou três dias antes que alguém aparecesse para reivindicá-lo. Esta morte horrível, solitária  e anônima é, ironicamente, a última página  da biografia de Louis Kahn, um gigante que marcou a história da arquitetura na segunda metade do século XX. É também a cena inicial do documentário  My Architect: A Son Journey, dirigido por Nathaniel Kahn, um dos dois filhos que o célebre  personagem teve fora de seu casamento.

Sua vida privada era caótica, tão complexa quanto a sua  genialidade. Quando Kahn faleceu, os obituários citavam apenas sua esposa, Esther, e a filha, Sue Ann. Mas descobriu-se que, além desta  família, Kahn manteve outras duas casas, duas longas relações que resultaram em  outra menina e Nathaniel, filho com  a arquiteta paisagista Harriet Pattison. 

Nathaniel tinha 11 anos quando seu pai faleceu. Em sua memória, as lembranças são obscuras e raras, breves sinopses das visitas semanais a sua casa.

Para atender a enigmática figura que foi o arquiteto, Nathaniel começa uma jornada de cinco anos, tempo no qual percorreu os edifícios clássicos Kahn em lugares que vão dos Estados Unidos à Bangladesh, e onde mantém conversas com alguns dos mais importantes arquitetos da atualidade, como Frank Gehry, I.M. Pei ou Philip Johnson. E a partir da  visita à sua obra ele tenta [re]conhecer ao mestre, ao pai e os detalhes ignorados de sua história pessoal.

O resultado é um conto comovente, onde a arquitetura, Nathaniel e Louis Kahn são protagonistas. "De certa forma, o filme foi como  um exorcismo e, ao mesmo tempo, trazê-lo de volta da morte por duas horas", disse recentemente à imprensa o autor do documentário. “Quando eu era pequeno eu nunca vi muito  do mundo do meu pai, apenas uma parte através de um buraco de fechadura. Mas  o que eu vi era fascinante.”

FICHA TÉCNICA:

* Título Original: My Architect
* Direção: Nathaniel Kahn
* Roteiro: Nathaniel Kahn
* Gênero: Documentário
* Origem: Estados Unidos
* Duração: 116 minutos
* Tipo: Longa-metragem
* Elenco: Louis Kahn, Nathaniel Kahn, I.M. Pei, Philip Johnson, Frank O. Gehry.

Fonte: archidaily.com.br


ABAIXO, o link para O FILME NA ÍNTEGRA

http://vimeo.com/9418890 

Nenhum comentário:

Postar um comentário