terça-feira, 11 de junho de 2013

COMPANHIAS DE REIS

*Jornalista e escritor
Olá pessoal!

Continuando a conversa sobre a presença das manifestações de cultura popular, gostaria de rememorar com vocês as tradicionais Festas de Reis e as Companhias de Reis.

Presentes em diversos cantos do Brasil, as Festas de Santos Reis e suas Companhias de Reis - apesar do distanciamento de muitos jovens e crianças para outras áreas de cultura e religião - atravessam os séculos e mantêm a tradição de comemorar, sobretudo findas as festas natalinas, a chegada dos três reis magos na presença do Rei dos reis: Jesus menino.

As imagens dos “palhaços” dançando e fazendo piruetas, das mulheres com suas vozes agudíssimas entoando uma canção de alegria, dos violeiros com suas violas, das bandeiras com seus “santinhos”, fitas e objetos pendurados nelas estão fixadas em nossa memória de modo tal que não dá para esquecer.

Um grupo de Folia de Reis é composto por um mestre - que é o embaixador e lidera o grupo, os músicos – que podem tocar violão, viola, zabumbas, triângulos etc., palhaços e o protetor da bandeira, cantadores ou foliões, e o bandeireiro - que conduz a bandeira.

Seja presencialmente ou por meio de alguma mídia impressa ou digital, todos nós, de algum modo, já pudemos vivenciar esta festa que, além de plástica e sonoramente interessante, faz parte da tradição cristã de celebrar o nascimento de sua personagem principal: Jesus Cristo.

Seu Nelson mantém a tradição da família que passa de 100 anos

Em Araçatuba, há duas Companhias, a “Estrela do Oriente” e a “Estrela D’Alva”. Esta última fundada há 127 anos por Epifane Alves Ferreira, avô do atual mestre e condutor das celebrações, Sr. Nelson Souza Ferreira, de 65 anos, que está há 21 à frente do grupo. Segundo Seu Nelson, “a primeira bandeira da Companhia foi presente do presidente Getúlio Vargas, e a guardamos até hoje com muito carinho”.

As Companhias de Reis atuam durante todo ano, já que não são somente um grupo folclórico, mas uma expressão da fé católica. Contudo, é no início do ano, principalmente em 6 de janeiro, dia de Santos Reis, que as apresentações são mais intensificadas.

Os cortejos são formados por onde quer que uma Companhia passe. Cantos, danças, palavras de saudações e vivas são constantes. A tradição é tão forte que canções como “Calix Bento” foram gravadas por nomes importantes da Música Popular Brasileira, como Milton Nascimento.

http://www.youtube.com/watch?v=5ryuWc91WPg

Nenhum comentário:

Postar um comentário