![]() |
*Formada pelo conservatório Tatuí e professora e regente de coral |
Falaremos hoje sobre o aquecimento vocal e o desaquecimento vocal, importantíssimo para todos que fazem uso da voz profissionalmente.
O aquecimento vocal tem como objetivo primordial a preservação da saúde do aparelho fonador. Além de aumentar a temperatura muscular e o fluxo sanguíneo, favorece a vibração saudável dos músculos vocais (pregas vocais). Em média, os exercícios devem ser feitos de 10 a 15 minutos.
O desaquecimento, menos citado pelos professores de canto e instrutores vocais, é tão importante quanto o aquecimento. O objetivo principal do desaquecimento vocal é a volta da voz ao ajuste fonorrespiratório coloquial. Ele deve durar de 5 a 7 minutos, e mesmo sendo curto, é suficiente para o retorno à emissão coloquial.
É o cantor o profissional que mais utiliza as técnicas e instruções para a produção adequada da voz falada ou cantada, mas todos os profissionais que utilizam a voz como ferramenta em suas profissões devem estar atentos à saúde do seu aparelho fonador.
Quais os profissionais que podem seguir essas dicas para o melhor desempenho da voz?
Existe uma tabela, feita por fonoaudiólogos, de uma subdivisão desses profissionais em categorias para melhor entendimento:
- Profissionais da arte: cantores (erudito, popular e religioso), atores (teatro, circo e televisão) e dubladores;
- Profissionais da comunicação: locutores e repórteres (televisão e rádio) e telefonistas;
- Profissionais da educação: professores de diferentes áreas e graus, padres, pastores e fonoaudiólogos;
- Profissionais de marketing: operadores, vendedores, leiloeiros, camelôs, políticos, oradores, entre outros;
- Profissionais do setor da indústria e comércio: diretores, gerentes, encarregados de sessão, supervisores, entre outros;
- Profissionais do judiciário: advogados, promotores e juízes.
Muitos profissionais da voz desconhecem a importância do aquecimento e desaquecimento vocal para o melhor desempenho de suas vozes em sua atividade profissional.
AQUECIMENTO VOCAL:
É a realização de uma série de exercícios respiratórios e vocais, com finalidade de aquecer a musculatura vocal (pregas vocais), antes de uma atividade mais intensa para evitar a sobrecarga, o uso inadequado ou fadiga vocal.
Além disso, os exercícios preservam a saúde do aparelho fonador, permitindo maior flexibilidade e projeção do som e melhores condições em sua produção.
Em média, o aquecimento dura de 10 a 15 minutos, mas esse tempo pode variar de pessoa para pessoa. Isso dependerá muito do tempo que a voz será utilizada e do repertório ou material sobre o qual ela trabalhará.
ALGUNS EXERCÍCIOS PARA O AQUECIMENTO VOCAL:
- exercícios de respiração profunda, mesclando boca e nariz;
- alongamento da coluna, conciliando inspiração e expiração;
- movimentação dos músculos do pescoço (lateralmente, para frente e para trás e rotação);
- exercícios para abaixamento de laringe e para relaxamento da musculatura extrínseca (“varrer” o palato e rotação da língua no vestíbulo, mantendo os lábios unidos);
- exercícios de vibração de lábios e de língua em escala ascendente;
- exercícios com sons nasais glissando em boca chiusa;
- sons nasais (m e n) associados a movimentos de língua e mastigação;
- vibração de lábios e língua;
- vocalização com sequência de vogais (i, ê, é. a. ó, ô, u);
- exercícios articulatórios;
- jogos musicais explorando a respiração;
- trabalho com extensão vocal e controle de intensidade.
OBS.: Os exercícios para aquecimento vocal geralmente abrangem todas as categorias de profissionais, mas há alguns específicos dependendo da área de atuação. Para os operadores de telemarketing, por exemplo, é importante realizar principalmente exercícios com vibração de lábio e língua, exercícios respiratórios e articulatórios, humming, suspiro e bocejo. Em cada área haverá especificidades além dos exercícios básicos que abrangem todas as categorias de profissionais da voz.
O VÍDEO ABAIXO PODERÁ AUXILIAR NA EXECUÇÃO ADEQUADA DO AQUECIMENTO VOCAL BÁSICO:
DESAQUECIMENTO VOCAL:
Como já dissemos anteriormente, o desaquecimento vocal é igualmente importante, embora muito ignorado. Devemos esfriar a voz, especialmente após grandes períodos cantando ou falando. A voz deve ser devidamente desaquecida para que retorne a voz falada (em um diálogo).
Eis algumas dicas:
- bocejos com rotação da cabeça em vogais /a/, /o/ e /u/
- fala mais grave e fraca;
- sons nasais associados à glissando descendentes;
- vocalizes em escalas descendentes;
- massagens digitais: na laringe com movimentos circulares em volta da cartilagem tireoide, movimentos verticais na frente do pescoço e apertos na região da nuca e nos trapézios. A massagem auxilia a circulação local, levando a diminuição de um possível edema nos músculos vocais (pregas vocais) e na musculatura do pescoço causado por um uso intenso;
- atividades de fraca intensidade também são bem vindas.
O VÍDEO ABAIXO PODERÁ AUXILIÁ-LO NA EXECUÇÃO ADEQUADA DO DESAQUECIMENTO VOCAL:
Espero ter auxiliado aos meus amigos leitores, por meio dessas dicas, para o uso adequado da voz.
Até a próxima semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário