segunda-feira, 17 de junho de 2013

EXCELÊNCIA

*Formada em música pelo Conservatório de Tatuí, professora e regente de coral
Vamos apreciar uma música antes da leitura? Ou podem ouvi-la enquanto leem.


                                 
Didn't My Lord Deliver Daniel – Traditional Spiritual
Arranged by Moses Hogan - University of Houston Moors School Concert Chorale

Há uma frase de Aristóteles que aprecio: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.” 

Toda a teoria e estrutura musical aprendida pelo artista, para o bom desenvolvimento de sua música, se comparam, e em muito, com as informações, com o conhecimento que adquirimos para o bem viver. Tanto na música quanto na vida os alicerces que levam à excelência partem de bases únicas: o hábito de buscar sempre o melhor jeito de viver... o melhor jeito de “musicar”...

Uma coisa que aprendemos sobre a música é que para ela existir precisa compreender 3 partes essenciais: Melodia, Harmonia e Ritmo. 

Melodia é a música acontecendo de forma horizontal, seguindo o seu curso, nota após nota, sons sucessivos que caminham isoladamente traçando a linha melódica daquela música. É aquilo que ouvimos da música e que repetimos. É a parte da música que fica gravada em nossas mentes de forma mais rápida e que nos pegamos a repetir. 

Já a Harmonia são os sons combinados. É quando a música, além de caminhar horizontalmente, combina-se com outras notas na vertical, formando os acordes. Essas notas agregam àquela primeira melodia solitária, muita beleza.

Após a melodia unir-se à harmonia e criarem juntas, na combinação de suas notas, maravilhosas consonâncias e dissonâncias, vem o Ritmo para participar dessa construção. Ele dá o pulso, dá o andamento, ele diz como devem caminhar a Harmonia e a Melodia. Ele indica a velocidade que a música deve ter.

Além disso, podemos incluir aqui a dinâmica, ela que traz as nuances de intensidade na execução musical, indo do fraco ao forte gradualmente ou inesperadamente. 
Aí vocês me perguntam: “Mas o que tem a ver a construção da música com a vida da gente?”. Eu lhes respondo: “Tudo!”

Em nosso passo melódico, sozinhos vamos construindo nossa história, com nossas vivências e nossas experiências, montando nossa linha melódica de vida a partir daquilo que já existe em nossa essência. Mas são as harmoniosas relações, independente de sua consonância ou dissonância, que constroem a nossa história. Nessas experiências que temos em conjunto, em tudo o que edificamos com o outro, ora apoiando, ora sendo apoiados, é que enfeitam a nossa vida. Relações que contribuem com a nossa história. Afinal, uma história é feita de personagens, não é mesmo?

Mas e o ritmo? Bem, o ritmo nos dará a velocidade de nossos passos. Trará orientação, dizendo quando devemos acelerar para alcançar nossos sonhos, ou para chegar mais rápido ao auxílio de alguém que precise de nós. Também nos dirá quando desacelerar, para haver a reflexão, para esperar um amigo, ou até para uma simples e revigorante contemplação da vida. 

E a dinâmica? Ah! A dinâmica é nossa capacidade de controlar a intensidade da vida. Saber calar, suavizar a voz e nossas expressões, ou deixar tudo mais intenso, mais forte, para se ouvir de longe, para impactar todos. A minha habilidade no uso da dinâmica me traz equilíbrio e me torna especial na vida de outros e essencial para a construção de nossa história. 

Pois é! Assim como na música, nossa vida precisa ter melodia, harmonia e ritmo, bem como dinâmica. A combinação dessas partes aliadas a todo o conhecimento periférico nos trará diariamente, habitualmente, a excelência que tanto almejamos para viver e “musicar”!

É impossível tanto na música como na vida, construir algo sozinho, algo de valor. Assim como as notas precisam umas das outras para criar a música que toca o nosso coração, nossas vidas precisam umas das outras para trazer uma canção diferente, perfeita e que impressione muitos ao redor. 

E, sendo assim...

..sigamos “melodiando”, mas... sempre juntos “harmonizando” no ritmo certo, colocando nossos passos na intensidade certa, rumo à EXCELÊNCIA.

Combinado?

Até a próxima semana, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário