sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Não há nada de novo sob o Sol

*Graduando em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie

Desconfie de algum discurso que diz sobre a originalidade das coisas. Agora, desconfie muito de alguém que se autointitula original. Na dúvida, nunca ninguém é assim tão original e ninguém inventou nada. Defenda o clichê: na vida, nada se cria, tudo se copia.

Existe uma atmosfera no campo do conhecimento artístico de que o valor de um artista se dá pela originalidade de sua obra. Isso acontece de modo geral, e é super valorizado na arquitetura, artes plásticas, música, dança, e qualquer outro tipo de arte. Quanto mais diferente for a performance, maior é o prestígio do seu criador.

Balela. Somos tão influenciados por tudo o que vemos, ouvimos e sentimos que nada vem da gente. Pior do que alguém acreditar que um dia um homem criou algo, é o artista acreditar que foi realmente ele quem o criou. Nossas referências vêm sempre de experiências. 

Para ilustrar isso, trouxe alguns exemplos de edifícios que foram feitos em diferentes épocas. A gente pode reparar que releituras são feitas a partir do uso de novos materiais, novas tecnologias construtivas e pequenas intenções estéticas diferentes. Peço que prestem atenção nas datas dos edifícios e na solução que eu destaquei em cada um deles. São seis edifícios, e eu comparo em três pares, ou seja, os dois primeiros, os dois do meio e os dois últimos.







Então, se algum arquiteto disser que criou algo, desconfie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário