quinta-feira, 15 de agosto de 2013

RENE RAGI

*Artista plástica e Contadora de histórias

Olá, pessoal, tudo bem? Esta semana falaremos sobre o amigo egípcio, naturalizado brasileiro e araçatubense, Rene Ragi, que usa o nome artístico Rene. Rene tem formação em engenharia operacional de produção. É um artista autodidata reconhecido pelo governo Americano, e no meio artístico internacional.

Diz sempre ter sido cubista; talvez por ter nascido no Egito (Cairo) possui influência da geometria, como Picasso, Duchamp, De Launey, Braque etc., que foram grandes pintores revolucionários da arte contemporânea, onde o cubismo sempre se fez presente no século passado e até nos dias de hoje.

Participou de muitas mostras, tanto no exterior quanto no Brasil, na grande São Paulo, no Nordeste etc. Também participou de exposições individuais em Araçatuba, na Biblioteca Municipal "Rubens do Amaral" e no Araçatuba Shopping e restaurante Bola 7.

Com relação a prêmios, diz não se importar muito com eles, já que não produz para isso. Entretanto, conquistou vários deles, menções honrosas etc. Apesar de o artista não parar de produzir e de se relacionar com o mundo de modo crítico e observador, diz não ter nenhum projeto específico em mente. Está pintando paras ocasiões ou oportunidades.

Para Rene, a Arte existe desde que o mundo foi criado pelo maior artista, que é Deus, e todos nós que supomos ser artista, somos discípulos  Dele e criamos  Arte,  emoção e vida. Sem ela não se vive, pois todo mundo tem essa virtude. De de um jeito ou do outro vai criando sua história.

Para o artista, "a  Arte no Brasil é considerada uma matéria supérflua, pouco se comenta sobre ela, não é  valorizada como na Europa ou nos Estados Unidos", reflete.

Rene é artista , autodidata desde que nasceu. No Brasil, ninguém pode viver de arte, nem se fosse o melhor artista não conseguiria viver de arte. Mas Rene conhece muitos artistas que vivem de arte no exterior, especialmente nos Estados Unidos. Ele mesmo viveu de arte quando morou nos EUA durante 12 anos.

Rene usa da internet para divulgar seu trabalho, para isso tem seu próprio sítio, facebook e sua galeria. Tem, atualmente, obras em galerias nos EUA, que sempre estão em contato com ele. Em Araçatuba, a Secretaria de Cultura cedeu um espaço que serve como atelier e também para dar aulas de pinturas para quem quiser aprender. Seu trabalho se resume a fatos, histórias e retratos da vida cotidiana que, às vezes, precisa comentar ou não, pois o próprio tema decifra o conteúdo. Gosta de muitas cores, movimentos, pois se envolve com o tema, participa e se coloca dentro dos personagens que atuam no cenário.




As obras acima foram pintadas recentemente no espaço cedido pela Secretaria Municipal de Cultura.

2 comentários: