segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O Guri e seus guris

*Professora de música e regente de coral, formada pelo Instituto de Tatuí
Estamos ainda sob os efeitos e as expectativas do movimento “Vem Pra Rua”, quando o povo precisou fazer mais que pagar seus impostos e cumprir as leis para que fosse ouvido e respeitado. Ainda não tivemos grandes efeitos de todo esse movimento e, parece, que o povo se acostuma rapidamente com adereços mais do que essência.

O povo brasileiro tão afetado pelo estrangeirismo, deixa nossas raízes expostas e nossa identidade brasileira tão vulnerável, parece se acostumar rapidamente com discursos recheados de promessas mais do que com atitudes permeadas de respeito. 

Basta um discurso, uma mexidinha aqui, sem grandes proporções, para que o povo, crédulo que é, pare de reclamar. Mas, mesmo em meio a essa imaturidade brasileira, vemos ações que, de forma prática, movimentam o futuro do país na direção de mudanças. Existem projetos fantásticos por todo o nosso país que lutam assiduamente contra a desesperança do povo acerca de mudanças e que tratam as pessoas como iguais.

Há três anos trabalho em um projeto maravilhoso e gostaria de compartilhar essa experiência com vocês, e contar um pouco de nosso trabalho. Vou fazer um panorama de nossa história para que você nos conheça. 

PROJETO GURI

O Projeto guri é mantido pelo governo do estado de São Paulo e é considerado o maior programa sociocultural brasileiro, oferecendo, desde 1995, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão. Mais de 49 mil crianças, adolescentes e jovens entre 7 e 18 anos fazem aulas nos mais de 410 polos distribuídos por todo o estado de São Paulo. Nossa cidade, Araçatuba, tem um polo do Projeto Guri e tem o privilégio de ser a Regional de polos circunvizinhos. 

O Projeto é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 370 polos distribuídos pelo interior e litoral do estado, com cerca de 35 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (Amigos do Guri), enquanto a gestão das unidades da capital é feita pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

Além do Governo do Estado de São Paulo – idealizador do projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem contribuir. 

Enfim, é um Projeto que contribui de maneira competente com o aprendizado, crescimento emocional e cultural de nossas crianças e jovens, além da fantástica integração social que proporciona.

Este ano o Projeto faz 18 anos, ganha sua maioridade e se alegra com o trabalho realizado. Apesar de todas as barreiras que encontramos, principalmente em relação às parcerias com as prefeituras - em relação à cessão de locais apropriados e da manutenção desses locais para que possamos ministrar nossas aulas.

Aqui mesmo em Araçatuba, tenho muitas cadeiras empilhadas há mais de um ano em minha sala sem que haja desprendimento dos parceiros para que possamos arrumá-las. Nossas salas necessitam de pintura, existem vidros quebrados, vazamentos, cortinas emperradas, entre outras coisas. Não dispomos de rampas de acesso para deficientes, inclusive quando eu mesma tive um acidente grave em meu pé e precisei retornar às minhas atividades, ainda com grande dificuldade de locomoção, tive que enfrentar uma escada para ter acesso à Secretaria da Cultura, onde o Projeto funciona, ou entrar por um estacionamento coberto de pedregulhos, por onde meu pé não firmava, ou também a opção de esperar alguém abrir o portão que dá acesso ao Teatro Castro Alves para que pudesse entrar. Essas atitudes de descaso, muitas vezes, nos incomodam, mas a esperança de ver nossas crianças e adolescentes, através da música, firmados socialmente, com bagagem musical e social que os coloque como partes integrantes em nossa sociedade, como iguais, é que nos estimula e nos direciona para um futuro esperançoso. 

Há três anos sou Educadora Musical da disciplina de Fundamentos da Música e tenho muita história maravilhosa para contar sobre minha experiência nesses poucos anos, vendo meninos e meninas crescerem musicalmente e conquistarem respeito por meio dos relacionamentos promovidos pelo projeto. 

No Projeto, temos capacitação para educadores, coordenadores e demais funcionários. Temos apoio e respaldo para que possamos ministrar nossas aulas com excelência. Psicólogos, pedagogos e outros profissionais trabalham para que tenhamos todo o aparato necessário no trato com nossos alunos, visando o desenvolvimento integral de nossas crianças, adolescentes e jovens.  

Temos turmas de vários níveis e existem grupos de referências que são grupos de alunos com maior habilidade, patrocinados pelo Projeto para que aperfeiçoem seus talentos e tenham a possibilidade de seguir profissionalmente como músicos. 

Vou compartilhar com vocês o vídeo comemorativo de nossos 18 anos:

O Trenzinho Caipira (Bachianas Brasileiras II) de Heitor Villa-Lobos = Projeto Guri (Grupos de Referência) 


Não tem como eu não assistir a esse vídeo sem chorar e sentir-me participante da massa que "Vai Pra Rua", mas pega na pá!

Venha conhecer nosso Projeto; assista a nossos vídeos no Youtube; participe de nossas apresentações. Apoie esse trabalho – pode ser só com seu sorriso e suas palmas para que nossos guris, que tocam e cantam, continuem pensando num Brasil melhor, com mais igualdade, a partir de nossa cidade.

Um forte abraço e até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário